Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/10/2014

Prévia da inflação sobe 0,48% e fica acima do teto da meta em 12 meses

A inflação subiu 0,48% entre 13 de setembro e 13 de outubro, e a alta acumulada em 12 meses ficou em 6,62%, acima do limite máximo da meta do governo.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5%, mas há uma tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, variando entre 2,5% e 6,5%.

Os dados são do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), divulgados nesta terça-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA.

No acumulado do ano até agora, a inflação medida pelo IPCA-15 está em 5,23%.
Carne e cerveja ficam mais caros

Em outubro, os preços dos alimentos continuaram a subir e tiveram elevação de 0,69%, após registrarem alta de 0,28% em setembro.

A alta foi influenciada, principalmente, pelo preço das carnes, que ficaram 2,38% mais caras e tiveram o maior impacto individual no mês.

Além das carnes, outros itens apresentaram aumentos significativos em seus preços, como a cerveja, que subiu 3,52%; o frango, que teve alta de 1,75%; e o arroz, com alta de 1,35%.

Metodologia

Para o cálculo do IPCA-15 os preços foram coletados no período de 13 de setembro a 13 de outubro (referência) e comparados com aqueles vigentes de 14 de agosto a 12 de setembro (base).

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Fonte: UOL (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS vai construir duas novas agências no MS

O gerente-executivo do INSS em Campo Grande (MS), Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho assinou dois contratos nesta segunda-feira (20) para construção de duas novas agências da Previdência Social, localizadas na cidade de Rio Verde do Mato Grosso e Miranda.

Notícias Gerais, por Redação

Operação no DF combate esquema de fraudes em declarações de IR

A Receita Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combater um esquema de fraude em declarações de Imposto de Renda.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem pior saldo na balança comercial para o mês de janeiro

A balança comercial brasileira teve o primeiro deficit em dois anos e o pior para um mês de janeiro já registrado, com as importações superando as exportações em US$ 1,291 bilhão no mês passado, informou nesta quarta-feira (1º) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar abre em alta após tombo da véspera, a R$ 1,80

O dólar operava em alta frente ao real nos primeiros negócios desta quarta-feira, após a forte queda da véspera, seguindo as oscilações contidas e cautelosas dos mercados no exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vê investimentos futuros como motivo de alta do dólar

O governo atribui a alta do dólar à corrida de investidores no mercado futuro, no qual são negociados contratos de câmbio, para liquidar as apostas feitas anteriormente na queda da moeda.

Deixe seu Comentário:

=