Publicado por Redação em Dental - 21/11/2011

Prevenção em Odontologia

“É melhor prevenir do que remediar”, eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave. Se você não conseguiu prevenir uma cárie dentária, pode muito bem prevenir um tratamento de canal, restaurando o dente o quanto antes. Se não conseguiu prevenir um tratamento de canal em determinado dente, previna a sua extração, tratando do canal, e assim sucessivamente.

Quanto mais cedo você fizer essa prevenção, melhor para você, para o seu bolso, para os seus dentes, para a sua mastigação, para a sua estética. Prevenindo, você estará “cercando” muitos problemas desagradáveis que podem acometer seus dentes e sua boca no futuro.

A partir do exame semestral de estruturas da sua boca, o dentista terá condições de controlar quaisquer manifestações bucais que porventura poderão prejudicá-lo. Uma cárie que apareça, ele a restaurará antes que venha a necessitar de um tratamento de canal; uma gengivite ele tomará providências antes que se transforme numa periodontite; uma ferida na mucosa ele tomará providências de curá-la, antes que se transforme num câncer bucal.

Seria muito bom se as administrações municipais, estaduais e federais se preocupassem mais com a saúde bucal da população brasileira. Deveriam se interessar mais pela Odontologia Preventiva, que é muito mais barata e dá resultados muito mais satisfatórios que a Odontologia Curativa. O governo federal juntamente com o Ministério da Saúde deveria contratar profissionais para, através dos órgãos de comunicação, orientar a população sobre as medidas preventivas que deveriam tomar para terem uma perfeita saúde bucal.

Fonte:http://www.portalarcos.com.br|21.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.

Dental, por Redação

Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente

Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Dental, por Redação

Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados

Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.

Deixe seu Comentário:

=