Publicado por Redação em Dental - 21/11/2011

Prevenção em Odontologia

“É melhor prevenir do que remediar”, eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave. Se você não conseguiu prevenir uma cárie dentária, pode muito bem prevenir um tratamento de canal, restaurando o dente o quanto antes. Se não conseguiu prevenir um tratamento de canal em determinado dente, previna a sua extração, tratando do canal, e assim sucessivamente.

Quanto mais cedo você fizer essa prevenção, melhor para você, para o seu bolso, para os seus dentes, para a sua mastigação, para a sua estética. Prevenindo, você estará “cercando” muitos problemas desagradáveis que podem acometer seus dentes e sua boca no futuro.

A partir do exame semestral de estruturas da sua boca, o dentista terá condições de controlar quaisquer manifestações bucais que porventura poderão prejudicá-lo. Uma cárie que apareça, ele a restaurará antes que venha a necessitar de um tratamento de canal; uma gengivite ele tomará providências antes que se transforme numa periodontite; uma ferida na mucosa ele tomará providências de curá-la, antes que se transforme num câncer bucal.

Seria muito bom se as administrações municipais, estaduais e federais se preocupassem mais com a saúde bucal da população brasileira. Deveriam se interessar mais pela Odontologia Preventiva, que é muito mais barata e dá resultados muito mais satisfatórios que a Odontologia Curativa. O governo federal juntamente com o Ministério da Saúde deveria contratar profissionais para, através dos órgãos de comunicação, orientar a população sobre as medidas preventivas que deveriam tomar para terem uma perfeita saúde bucal.

Fonte:http://www.portalarcos.com.br|21.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheças 5 efeitos do estresse na saúde bucal

Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para organismo são inúmeras.

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

O que esperar de sua visita ao dentista

Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.

Dental, por Redação

Saiba tudo sobre higiene bucal para bebês

Ser mãe de primeira viagem é sinônimo de ter um monte de dúvidas. A maioria delas fica em torno do sono, alimentação, cólicas. Mas há um assunto importante que interfere diretamente no resto da vida de uma pessoa: a higiene bucal.

Deixe seu Comentário:

=