Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/08/2011

Otimismo do consumidor ainda permanece abaixo do observado em 2010

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor  brasileiro diminuiu 6,1%, na comparação com agosto do ano passado, se distanciando cada vez mais dos índices registrados em 2010.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quarta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em julho, o otimismo do consumidor já havia registrado queda de 3,1% em relação a igual período do ano passado.

No confronto mensal, o otimismo do brasileiro também recuou (-1,1%).

Quedas
Ainda segundo a pesquisa, todos os componentes do Inec registraram queda na comparação com o mesmo mês de 2010, ou seja, as expectativas para os próximos seis meses sobre inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor estão menos otimistas que em agosto do ano passado. Neste caso, o destaque foi a expectativa de inflação, que retraiu 21%.

Na comparação com julho, quatro dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram redução: expectativa de inflação (-6,7%), expectativa de renda pessoal (-1,4%), situação financeira (-0,9%) e endividamento (-1,3%).

Por pontuação, os índices que obtiveram maior resultado foram os da expectativa de desemprego (129,4 pontos), situação financeira (112,8 pontos) e expectativa de renda pessoal (112,5 pontos). Os piores colocados foram os de expectativa de inflação (101,4 pontos) e endividamento (105,6 pontos).

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

FMI aprova mudanças nas regras de supervisão das economias

O FMI (Fundo Monetário Internacional) aprovou na quarta-feira (18) mudanças em suas regras de monitoramento das economias mundiais, tornando agora obrigatório ao FMI avaliar se as políticas de um país estão influenciando negativamente o sistema monetário internacional.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias fecham em alta com acordo da UE

As ações europeias subiram nesta sexta-feira na tentativa de um rali de alívio, recuperando a maior parte das perdas da sessão anterior depois que a maioria dos líderes europeus concordou em trabalhar na direção de uma disciplina orçamentária mais rígida.

Deixe seu Comentário:

=