Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/11/2011

Mercado de seguro-garantia desperta interesse das estrangeiras

Alexandre Malucelli fala sobre o Seminário Técnico da PASA, onde constatou que o Brasil é, hoje, o centro das atenções.
 
O presidente da Associação Panamericana de Fiança e Garantias (PASA), o brasileiro Alexandre Malucelli, pôde constatar, ao presidir o recém-encerrado 8° Seminário Técnico da entidade, em Cali, na Colômbia, que os players internacionais do segmento de seguro-garantia, estão, a cada dia, mais confortáveis e interessados em vir para Brasil. Ele explica que a participação estrangeira na atividade brasileira de riscos financeiros pode acontecer de forma indireta, provendo capacidade de resseguro ao mercado, ou de forma direta, aportando capital em empresas brasileiras.
 
“Embora a América Latina esteja em foco, é o Brasil, mais especificamente, que está no centro das atenções na atualidade”, destaca.
 
Essa percepção de Alexandre Malucelli tem base em uma amostragem bastante significativa, afinal o seminário, em sua 8ª edição, bateu recorde. “Foram 340 participantes, de 21 países diferentes de três continentes”, conta o executivo, explicando que a PASA, hoje, é um centro global de informações e de representação dos interesses do setor, além de um centro importante de estudos para os profissionais que atuam no seguro de garantia. “Ser membro da instituição dá credibilidade à empresa, devido ao rígido e seleto processo de adesão”, diz o executivo, que também preside a J. Malucelli Resseguradora, líder brasileira (36% do mercado) e latino-americana (com 9%) em seguro-garantia.
 
Tal força é a credencial que indica exatamente, segundo ele, a importância do mercado brasileiro no segmento da garantia neste momento, além de mostrar que o País já tem histórico para representar uma atividade de dimensão global, embora entre nós ela seja relativamente nova, com cerca de 16 anos de experiência.
 
AGENDA DE TRABALHO. Além das reuniões de negócios entre seguradores e resseguradores de diversos países, Alexandre Malucelli relata que a agenda do Seminário Técnico foi bastante cheia e ampla, com palestras e debates abordando assuntos relevantes na atualidade: da Solvência II as contragarantias. Adicionalmente, ele revela que estiveram em pauta também temas específicos do segmento da garantia, como o mercado colombiano, que tem mais de 80 anos e com o qual “temos todos muito que aprender”.
 
Alexandre Malucelli explica que a PASA trabalha de forma permanente e sob o modelo de Comitês de Trabalho, que, basicamente, são quatro, abrangendo Seguro-Garantia, Seguro de Credito, Estudos e Formação e, finalmente, Difusão e Lobby Institucional. “Tais comitês, apesar de se reunirem nos eventos, possuem agenda permanente de trabalho, com claros objetivos de curto, médio e longo prazos”, assinala. Em estudo, por exemplo, ele adianta que está o projeto de criação da Escola PASA, com um programa de certificação técnica dos profissionais que trabalham do setor do seguro-garantia.
 
Fonte:http://www.segs.com.br

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Avança projeto que muda regras no seguro de vida

Avança no Congresso Nacional o projeto de lei, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que altera o Código Civil e obriga o segurado a comunicar ao segurador, logo que saiba, todo incidente suscetível de agravar consideravelmente o risco coberto, sob pena de perder o direito á garantia,

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de Vida: O agravamento de Risco Intencional e o Direito ao Recebimento do Capital Segurado

É cediço que no contrato de seguro de vida um dos riscos (talvez o principal deles) é a morte do segurado. Assim, a cobertura securitária é a garantia do pagamento do capital segurado ao beneficiário em caso de morte do segurado principal, tanto por causas naturais como acidentais.

Vida em Grupo, por Redação

Classe alta ainda resiste ao ramo vida

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg),

Vida em Grupo, por Redação

Executivo aponta o Brasil como país ideal para desenvolver o microsseguro

No painel "Facilidades e Inovação no Microsseguro", apresentado durante a 48ª edição do Seminário da Internacional Insurance Society, no dia 19 de junho, no Rio de Janeiro, o presidente e CEO da Marsh e Companhias McLennon,

Deixe seu Comentário:

=