Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/09/2012

Mercado de produtos para a saúde crescem acima de outros setores

O mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre, registrando ainda 8,5% de aumento nas vendas

Em período no qual a produção industrial brasileira acumulou perdas, o mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2011. No acumulado do ano, considerados os meses de julho de 2011 a junho deste ano, o crescimento do setor foi de 3,8%. Já as vendas de produtos farmacêuticos cresceram 8,5% na comparação com o mesmo período de 2011 e 8,7% nos 12 meses analisados.

Segundo o presidente-executivo da ABIMED, Carlos Goulart, embora o desempenho tenha ficado aquém dos anos anteriores (o setor cresceu 11% no ano passado), o mercado de produtos para a saúde continua crescendo acima da média dos outros setores da economia e ainda tem potencial para se expandir.

“Aumento da longevidade da população, estabilidade econômica, ascensão da classe C, maior conscientização em relação à prevenção e qualidade de vida e o fato de a maioria da população se enquadrar hoje na faixa economicamente ativa são fatores que criam maior demanda por serviços médicos e impulsionam o setor”, explica Goulart.

Empregos

O mercado de produtos para a saúde gerou 8,2 mil novos postos de trabalho entre janeiro e junho deste ano – 8% a mais do que no segundo semestre de 2011 e 6,1% acima do total registrado no primeiro. A maior oferta de vagas ocorreu no comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso odontológico, médico e hospitalar: 10,4% do total no primeiro semestre e 14,6% nos 12 meses analisados.

Balança comercial

Entre janeiro e junho deste ano, as importações de materiais, produtos e equipamentos para a saúde totalizaram U$ 4 bilhões e cresceram 12% na comparação com o mesmo período de 2011. Já as exportações acumularam um total de U$ 676 milhões – crescimento de 10% .

“O aumento de exportações é o caminho para reduzir o déficit da balança comercial e estimular o crescimento do setor. O Brasil reúne todas as condições para se consolidar como plataforma regional e internacional de exportações. Possui mercado interno vigoroso, potencial para ampliar sua capacitação técnica e reconhecimento internacional na área regulatória”, analisa Goulart.

Os dados fazem parte do balanço de desempenho do setor realizado pela consultoria econômica Websetorial para a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares.

Fonte: saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferece medicamentos fitoterápicos em 14 Estados

O Ministério da Saúde informa que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece em 14 Estados 12 medicamentos fitoterápicos, entre eles a Aloe vera (Babosa) para o tratamento de psoríase e queimaduras, o Salix Alba (Salgueiro) contra dores lombares e a Rhamnus purshiana (Cáscara-sagrada) para prisão de ventre.

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas descobrem novo gene relacionado ao desenvolvimento do cérebro

Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,

Saúde Empresarial, por Redação

Deputados apresentam novos projetos para financiamento da saúde

O Congresso Nacional abriu o Ano Legislativo na tarde dessa quinta-feira (02) com sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal. Uma das prioridades do governo em 2012, conforme afirmou a presidente Dilma Rousseff em sua mensagem, será a Saúde.

Deixe seu Comentário:

=