Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/06/2012

Mensalidade de plano de saúde terá reajuste de até 7,93%

Os planos de saúde individuais ou familiares poderão ser reajustados em até 7,93%, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desta quinta-feira. Assim, beneficiários de convênios contratados a partir de janeiro 1999 ou adaptados à legislação do setor terão as mensalidades reajustadas para o período entre maio deste ano e abril de 2013, conforme a porcentagem repassada pelas operadoras - o índice divulgado pela ANS é um percentual máximo de reajuste permitido.

Segundo a ANS, atualmente cerca de 8 milhões de beneficiários têm planos familiares ou individuais subordinados à agência reguladora, o que representa 17% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

A agência afirma ainda que os consumidores devem observar os próximos boletos para verificar se o valor do aumento corresponde ao percentual estipulado e se o aniversário do contrato com o convênio médico ocorre a partir de maio de 2012, a partir de quando o reajuste das mensalidades está autorizado a ser cobrado.

Alguns contratos, firmados até janeiro de 1999, também podem ser reajustados pelo índice divulgado pela ANS. Isso pode acontecer quando as cláusulas do contrato não indicarem o índice de preços a ser utilizado para o reajuste das mensalidades.

Os planos empresariais ou coletivos não têm reajuste máximo definido pela ANS, que "entende que estes possuem maior poder de negociação junto às operadoras, o que, naturalmente, tende a resultar na obtenção de percentuais vantajosos para a parte contratante".

Para tirar dúvidas, os consumidores devem entrar em contato com a agência pelo 0800-701-9656, pelo site www.ans.gov.br ou pessoalmente nos núcleos distribuídos pelo país.

Entenda
- Planos de saúde individuais ou familiares poderão ser reajustados em até 7,93%
- O reajuste máximo é válido para beneficiários de convênios contratados a partir de janeiro 1999 ou adaptados à legislação do setor
- A correção das mensalidades é para o período entre maio deste ano e abril de 2013
- O percentual de reajuste é determinado pelas operadoras, limitado ao teto estipulado pela agência
- O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato, com a permissão de cobrança do valor retroativo caso a defasagem seja de, no máximo, quatro meses
- Deverão constar no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado pela ANS, o número do ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste

Fonte: Terra


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ConsultaClick ultrapassa 1 milhão de consultas disponíveis

Fundado em 2010 pelo médico João Paulo Nogueira Ribeiro, o ConsultaClick ultrapassou o número de 1 milhão de consultas online disponíveis. Qualquer pessoa pode agendar um horário com seu médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outras especialidades por meio do site.

Saúde Empresarial, por Redação

Doenças mentais preocupam as lideranças

Dados da Organização Mundial de Saúde de 2012 estimam que a depressão, por exemplo, afeta cerca de 350 milhões de pessoas e é a segunda maior causa de perda de produtividade dentro das empresas.

Saúde Empresarial, por Redação

Presidente da ANS quer que agência passe a regular prestadores

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, defendeu nesta terça-feira (14) que, além das operadoras dos planos de saúde, o órgão passe a regular os prestadores de serviços na área - hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.

Deixe seu Comentário:

=