Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/08/2011

Leilão exclusivo para energia eólica é importante para queda dos preços

SÃO PAULO – O presidente da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) não concorda com o modelo adotado pelo governo no que diz respeito aos leilões de fontes de energia.
 
De acordo com Ricardo de Maya Simões, que preside a associação, deveria haver um leilão exclusivo para a energia eólica e não um leilão com todas as fontes competindo.
 
Baixos preços
Nesse contexto, Simões vê com muita apreensão os próximos leilões de energia A-3 (com início de suprimento três anos após a contratação) e de reserva, programados para os dias 17 e 18 deste mês.
 
Foram colocados 240 projetos de parques geradores eólicos para leilão, o que corresponde a uma oferta de 6.052 MW (megawatts) de energia. Simões explica, em entrevista à Agência Brasil, que 6 mil MW de potência instalada geram competição suficiente para não comprometer os baixos preços.
 
Segundo o presidente da Abeeólica, as indústrias que estão se instalando no Brasil com o objetivo de participar do fornecimento da energia eólica veem o País como uma janela de oportunidades, já que nos mercados tradicionais como a Europa e os Estados Unidos, há retração da demanda.
 
Consolidação do setor
Entre dezembro de 2009 e agosto de 2010 o Brasil contratou 4 mil MW. Existe, na visão de Simões, uma clara necessidade do País se consolidar no setor eólico, com suas indústrias e os empregos. Justamente por isso que emerge a apreensão quanto a concorrência nos leilões, principalmente com o gás natural.
 
Um leilão específico para energia eólica, segundo Simões, seria importante para reduzir o preço para o consumidor final. Realizado em dezembro de 2009, o primeiro leilão de energia eólica no Brasil obteve preço médio do megawatt de R$ 148,39. O valor foi 21,5% inferior ao teto fixado pelo Ministério de Minas e Energia.
 
A potência eólica instalada no Brasil é de 1 GW (gigawatt) atualmente ou o equivalente a mil MW. Até 2013, esse número deverá evoluir para 5 mil MW, em função dos leilões, observa Simões. Ele avaliou que o resultado dos leilões da próxima semana poderá levar a um crescimento ainda maior da capacidade instalada projetada. Os investimentos previstos pelo setor eólico alcançam R$ 25 bilhões até 2013.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 15.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Número de mulheres empreendedoras aumenta 20% em uma década

As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos, segundo o Sebreae

Notícias Gerais, Revista, por Redação

Entrevista | Beneflex

O que você faria se, com 60 anos, funcionário dedicado de uma grande empresa, você ganhasse do seu patrão, um bom desconto naquela academia da moda?

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de desemprego no Brasil cai a 5,3% em outubro, diz IBGE

O desemprego brasileiro caiu para 5,3% no mês passado, ante 5,4% em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, atingindo o menor nível para outubro desde o início da série histórica em 2002 e dentro do esperado pelo mercado.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil aumenta número de vistos de trabalho para estrangeiros

O número de vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil aumentou 32,8% entre janeiro e setembro, com relação ao mesmo período do ano anterior, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=