Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/04/2012

IR 2013: contribuinte poderá deduzir doações para tratamento do câncer

No próximo ano, empresas e pessoas físicas poderão deduzir do Imposto de Renda as doações ou patrocínios feitos a instituições filantrópicas dedicadas ao tratamento do câncer ou para reabilitação de pessoas com deficiência.

De acordo com a Agência Brasil, a medida integra o pacote de incentivo à indústria nacional, anunciado nesta semana pelo governo federal.

Doações
A Medida Provisória 563, publicada na última quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, cria o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e o Pronas/PCD (Programa de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência), que possibilitam as deduções.

A dedução poderá ser feita na declaração do IR de 2013, que trará os dados financeiros dos contribuintes deste ano.

O contribuinte poderá doar por meio de quantias em dinheiro, transferência de imóveis, cessão de equipamentos, pagamento de despesas de conservação e reparo de móveis, imóveis e equipamentos e fornecimento de remédios, alimentos e material de uso hospitalar.

Segundo o Ministério da Saúde, a ideia é captar recursos para ampliar a oferta de diagnóstico e tratamento de pessoas com câncer e aumentar o acesso à reabilitação e adaptação de pessoas com deficiência por meio do uso de órteses, próteses e outros meios de locomoção.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Congresso rejeita flexibilização de contratações para estatais

O Congresso Nacional finalizou, nesta terça-feira, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece metas e prioridades para o Orçamento do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Sudeste tem o maior potencial de consumo para educação do Brasil

A região Sudeste possui o maior potencial de consumo para educação básica e superior do Brasil, segundo revela pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada na quinta-feira (26).

Notícias Gerais, por Redação

Bancos terão linha de crédito para pessoas portadoras de deficiência

Após reunião do Conselho Monetário Nacional nesta quinta-feira, o Banco Central (BC) regulamentou medida para estimular os bancos a terem linhas de crédito específicas para pessoas portadoras de deficiência.

Notícias Gerais, por Redação

Brics está mais forte, mas falta unidade, dizem especialistas

O ano de 2011 confirmou uma mudança lenta, porém consistente para o equilíbrio do poder mundial, no qual o Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

Deixe seu Comentário:

=