Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/03/2012

IPC-S acelera para 0,47% na 2ª quadrissemana de março, diz FGV

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou a alta para 0,47% na segunda quadrissemana de março, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (16).

Na primeira quadrissemana do mês, o indicador havia registrado alta de 0,41%. Na segunda quadrissemana de fevereiro, a elevação foi de 0,30%.

Das oito classes que compõem o indicador, quatro aceleraram a alta de preços. O grupo Habitação deu a principal contribuição para o avanço do IPC-S, com alta de 0,89% na segunda quadrissemana, ante 0,70%.

Destacou-se, nesse grupo, o comportamento dos itens empregada doméstica (que passou de uma elevação de 3,41% para 4,10%), taxa de água e esgoto residencial (de 0,30% para 1,26%), mão de obra para reparos em residência (de 0,31% para 0,33%) e aluguel residencial (de 0,55% para 0,74%).

Também aceleraram as altas de preços dos grupos alimentação, vestuário e saúde e cuidados pessoais.

Houve desaceleração nos preços dos grupos comunicação, transportes, despesas diversas e educação, leitura e recreação. No caso do grupo comunicação, houve queda de 0,19%, acentuando a deflação de 0,02% registrada na primeira quadrissemana.

Nesta quinta-feira, a FGV divulgou o IGP-10 (Índice Geral de Preços) de março, que mostrou aceleração dos preços no atacado, para 0,27%, ante 0,04% em fevereiro.

COPOM

A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, divulgada também ontem, mostrou uma avaliação favorável para o cenário de inflação neste ano.

No cenário de referência, a projeção para a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2012 foi reduzida e encontra-se abaixo do centro da meta, de 4,5%. Na ata anterior, de janeiro, o Copom via a inflação "ao redor do centro da meta".

Para a inflação em 2013, porém, a avaliação do BC piorou e agora as projeções estão posicionadas "acima do valor central da meta".

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma cobra financiamento de longo prazo dos bancos

"A infraestrutura tem de virar uma obsessão do país". A frase, dita ontem pela presidente Dilma Rousseff, embute duas questões: o governo tem consciência de que o nível de investimentos fecha 2012 muito aquém do desejado - não passará de 19% do Produto Interno Bruto (PIB)

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros se mostram mais preocupados com futuro do que média latino-americana

s preocupados com o futuro do que a maior parte dos consumidores da América Latina, conforme revela estudo da Kantar Worldpanel.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vê espaço para mudar Lei de Licitações

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse na manhã desta terça-feira considerar que há "clima" político para o Congresso para fazer alterações na Lei de Licitações (número 8.666). Mas a votação só deve ocorrer após as eleições municipais de outubro.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: Brasil tende a se consolidar como 6ª economia do mundo

O ministro da Fazenda Guido Mantega disse nesta sexta-feira que o Brasil tende a consolidar a posição como sexta economia do mundo porque continuará com um ritmo de crescimento maior do que o de outros países principalmente por causa da crise que afeta as economias desenvolvidas.

Deixe seu Comentário:

=