Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/04/2015

Impenhorabilidade em plano de previdência privada

Atualmente salários e poupança até 40 salários mínimos são considerados impenhoráveis.

Deputado Carlos Bezerra

O deputado Carlos Bezerra (PMDB) apresentou projeto de lei onde propõe a inclusão, entre os bens impenhoráveis, dos valores depositados em planos de previdência privada complementar.

Em face do regime previdenciário aplicado ao trabalhador brasileiro, Bezerra entende que os planos de previdência privada complementar se tornaram uma necessidade, visando à garantia de sobrevivência do aposentado, que conta com parcos recursos oriundos da previdência social.

Esses planos são regidos pela Lei Complementar 109/01, a qual determina que a ação do Estado será exercida, entre outras hipóteses, com o objetivo de determinar padrões mínimos de segurança econômico-financeira e atuarial.
“A penhorabilidade desses valores destruiria por completo a segurança econômico-financeira do plano de previdência privada, deixando o trabalhador aposentado à míngua e ao desamparo, sem os devidos recursos necessários à sua sobrevivência”, justifica o deputado.

O parlamentar argumenta, ainda, que os valores previdenciários decorrentes de previdência privada também têm caráter alimentício, diante do que a sua penhora implica a retirada do sustento do aposentado, constituindo-se em “medida perversa”, atentatória contra a dignidade da pessoa humana, em confronto com a Constituição Federal.

Fonte: Jornal Correio Várzea Grandense/Correio Press


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Trabalho aprova capacitação profissional para segurados da Previdência

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, no último mês de novembro, proposta que torna explícito que a habilitação profissional está entre os benefícios e serviços prestados pelo Regime Geral de Previdência Social aos segurados e seus dependentes.

Previdência Corporate, por Redação

Beneficiários do INSS podem consultar tramitação de processos pela internet

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar pela internet a tramitação e o resultado de recursos de processos administrativos na Previdência Social solicitados por meio do e-Recursos, implantado em janeiro, em alguns estados brasileiros, para informatizar o sistema.

Previdência Corporate, por Redação

Deficit na Previdência soma R$ 3 bi

A arrecadação líquida da Previdência Social em janeiro superou as expectativas e atingiu R$ 19,6 bilhões. Isso significa que a receita foi 8,4% maior em relação a janeiro de 2011.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: saiba como se preparar para a aposentadoria

Mesmo com o aumento da empregabilidade e da renda do brasileiro, a preocupação com a aposentadoria permanece. Os motivos se devem, principalmente, à queda das taxas de natalidade, ao envelhecimento da população e ao déficit da previdência social.

Deixe seu Comentário:

=