Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/12/2011
Hospitais da rede pública usarão robô em cirurgias
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, será o primeiro hospital da rede pública do país a usar tecnologia robótica em cirurgias. Segundo Inca, o robô deve chegar entre janeiro e fevereiro de 2012. O projeto será implantado no primeiro semestre do ano que vem.
Atualmente no Brasil este procedimento é apenas realizado em hospitais particulares e esse pode ser o primeiro passo para a popularização das cirurgias robóticas. Hoje, há apenas quatro robôs no Brasil, todos na cidade de São Paulo: um no Albert Einstein, dois no Sírio-Libanês (sendo um para treinamento) e outro no Hospital Oswaldo Cruz.
“Quando o robô for para Sistema Único de Saúde (SUS) e treinarem residentes, aí sim teremos mais cirurgiões especializados. O pessoal mais velho não tem tempo e paciência, não quer parar tudo e estudar fora", afirma Carlo Passerotti, coordenador da cirurgia robótica no Hospital Oswaldo Cruz.
O robô tem seu uso impulsionado pela cardiologia, urologia, principalmente em cirurgia de câncer de próstata, tórax e para retirar tumores da cabeça e do pescoço. Em 2008, foram feitas cerca de 160 cirurgias robóticas em hospitais particulares no Brasil. Neste ano, o número chegou a 611. O total de cirurgias em quatro anos está ao redor de 1.700.
Fonte:primeiraedicao.com.br|06.12.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Ao contratar consultores independentes, instituição agrega imparcialidade e a experiência de já ter vivido situações semelhantes
Saúde Empresarial, por Redação
Para Nimrod Riftin, CEO da eWave Medical do Brasil, grande vantagem da tecnologia é a redução de custos assistenciais e de infraestrutura
Saúde Empresarial, por Redação
Pesquisadores britânicos acreditam que comer uma grande quantidade de brócolis pode diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose. Depois do sucesso de estudos feitos em laboratórios, uma equipe da Universidade de East Anglia, no leste da Inglaterra, está iniciando os testes em humanos.
Saúde Empresarial, por Redação
O Instituto de Ensino e Pesquisa do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, em parceria com a MCMaster University, do Canadá, desenvolveu um estudo internacional que aponta os riscos cardíacos em pacientes após cirurgias não cardíacas.
Saúde Empresarial, por Redação
Se a maioria dos gestores acredita que para que um hospital cumpra os requisitos de qualidade e assistência de uma instituição de alta complexidade é necessário apenas possuir boa estrutura de atendimento,
Saúde Empresarial, por Redação
Os programas de prevenção implementados pelas operadoras de planos de saúde cresceram após seis meses da vigência das Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza, segundo informam dados divulgados pela ANS
Deixe seu Comentário: