Publicado por Redação em Dental - 19/07/2012

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração, diz especialista

Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

As bactérias como as da bolsa periodontal migram por bacteremia, ou seja, entram na corrente sanguínea através da boca e vão para o coração; explica a Drª. Rosa Yana, Mestre em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.

O Instituto do Coração (Incor) realizou uma pesquisa em São Paulo e constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a caries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

Para manter uma boca saudável é necessário escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

“As visitas periódicas são importantes para todos, principalmente para cardiopatas, diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos”, alerta Drª. Rosa Yana.

Fonte: odia.ig.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Prefeito diz que Odontosesc agrega valor ao serviço de saúde bucal

O prefeito Paulo Duarte definiu como de fundamental importância a parceria estabelecida com a Fecomércio/MS, por meio do Serviço Social do Comercial de Mato Grosso do Sul (Sesc/MS), que permitiu instalar na cidade, por um período mínimo de cinco meses, a Unidade Móvel Odontosesc que iniciou nesta terça-feira, 30, atendimento odontológico à população corumbaense e da região pantaneira, considerada mais carente.

Dental, por Redação

Veja como aliar homeopatia à odontologia

A homeopatia já ganhou espaço na odontologia. Apesar de ainda não ser reconhecida como especialidade, tem se mostrado muito eficaz em alguns tratamentos bucais. Desde a anamnese, o atendimento é diferenciado.

Dental, por Redação

Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda

Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.

Dental, por Redação

Higiene bucal na terceira idade

As projeções futuras realizadas  indicam o aumento expressivo da população idosa no Brasil.

Deixe seu Comentário:

=