Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/03/2011

Hemocentros vão funcionar em horário comercial na segunda

No período de carnaval, os hemocentros de todo o país registram uma baixa significativa nos estoques de sangue em torno de 20% a 30%. Para manter o abastecimento e garantir a assistência à população durante a folia, os hemocentros vão funcionar em horário comercial nesta sexta e na próxima segunda-feira (7).

A recomendação é que os voluntários se programem para a doação de sangue antes de sair para festejar. As atividades normais serão retomadas a partir do meio-dia da próxima quarta-feira (9).

De acordo com o Ministério da Saúde, durante o período de carnaval, é normal o aumento do pedido de bolsas de sangue pelos postos de coleta, muitas vezes devido ao aumento da ingestão de álcool, de acidentes de trânsito e da violência urbana.

São coletadas, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano no Brasil. Atualmente, o país conta com 1,8% da população listada como doador. Entretanto, de acordo com os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso que entre 1,5% e 3% da população doe sangue regularmente para que seja possível manter os estoques regulares.

Em cada doação, são retirados, em média, 450 mililitros de sangue quantidade que não afeta a saúde do doador e possibilita uma recuperação imediata.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 04.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Atividades do cotidiano fazem tão bem quanto ir à academia

Pesquisa concluiu que exercícios físicos proporcionam benefícios à saúde independentemente do tipo de atividade. Ir à academia pode ser tão saudável quanto subir escadas ou limpar a casa

Saúde Empresarial, por Redação

Educação alimentar traz resultados a médio e longo prazo

Ainda que alguns resultados possam ser observados durante, ou no final de um programa de educação alimentar, as melhoras significativas e efetivas são a médio e longo prazo.

Saúde Empresarial, por Redação

Cafeína ajuda a reduzir risco de Alzheimer

Consumir cafeína pode ajudar a reduzir as chances de idosos com comprometimento cognitivo leve desenvolverem doença de Alzheimer, de acordo com uma pesquisa feita nas universidades do Sul da Flórida e de Miami, nos Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Composto de açafrão começa a ser testado contra câncer

Médicos do Instituto Nacional do Câncer do Reino Unido estão lançando um estudo clínico - em pacientes humanos - para analisar os efeitos de um composto do açafrão para combater o câncer de intestino.

Deixe seu Comentário:

=