Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 31/03/2011

Hábitos saudáveis desde a infância podem prevenir problemas no futuro

Crianças em Jundiaí (SP) conscientizam famílias sobre dieta e exercícios.
Na série Pensando Leve, Alexandre Berthe dá adeus aos pratos favoritos.
 
O Bem Estar desta quinta-feira (31) mostrou, além das diferenças entre sucos e néctares, que há pais que estragam os filhos, e há também filhos que consertam os pais. De acordo com a pediatra e consultora Ana Escobar, o que uma pessoa aprende na infância não esquece mais.

Em Jundiaí (SP), uma pesquisa com 200 crianças revela que quase metade delas tem colesterol alto e mais de 50% dos adultos estão com sobrepeso. Veja o vídeo a partir dos 17min35.

Para mudar alguns conceitos e tornar a vida em casa mais equilibrada, os pequenos se empenham em conscientizar a família. Um projeto na cidade, coordenado pelo cardiologista Bruno Caramelli, que esteve no programa desta quinta, inclui oficinas e gincanas sobre a importância da alimentação e de atividades físicas. Segundo ele, os alunos ganham medalhas e a classe, um troféu.

Laís Caires é uma das participantes, e monitora de perto o cardápio servido diariamente onde mora. Sugere que a mãe, Karina, prepare saladas e alimentos leves para o jantar, que antes se resumia a pizzas e comida congelada.

Por insistência da menina, os pais também se matricularam em uma academia. Resultado: diminuíram o peso e o nível de colesterol. No caso de Natália, de 11 anos, os pais viram melhoras na pressão arterial e na taxa de triglicérides.

Pensando Leve

A edição desta quinta também apresentou mais um episódio da série Pensando Leve, que mostra a saga do advogado Alexandre Berthe para se livrar da obesidade.

Ele luta contra a balança desde criança - segundo Ana Escobar, bebês que nascem abaixo de 2,5 quilos também correm risco de ser adultos com excesso de peso -, e agora está dando adeus aos pratos de que mais gosta.

No álbum de retratos, Alexandre aparece como um bebê gordinho. Aos 17 anos, não era magro, mas estava em forma. Nove anos depois, porém, a diferença na silhueta já era visível. Falta pouco para a cirurgia de redução de estômago e, enquanto esse dia chega, o advogado aproveita.

E a rodada de despedidas começou em jantar na pizzaria, com as amigas. A programação incluiu uma viagem ao interior de São Paulo. Em um rancho e na pescaria com familiares e amigos, o centro das atenções foi a comida. Peixe, carne de porco, churrasco, tudo no cardápio.

Na semana que vem, o Bem Estar vai mostrar como foi a chegada ao hospital e a cirurgia de Alexandre.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 31.03.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo quer acelerar obras na saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou esta semana, depois de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, que passará a semana em reunião com governadores e secretários de saúde estaduais e municipais para discutir a aceleração das obras do setor.

Saúde Empresarial, por Redação

Começa 2ª etapa da ação da Força Nacional do SUS no RS

O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (31), a segunda etapa do plano de atendimento a familiares e vitimas do incêndio ocorrido no último domingo (27), na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Saúde Empresarial, por Redação

Presidente da ANS quer que agência passe a regular prestadores

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, defendeu nesta terça-feira (14) que, além das operadoras dos planos de saúde, o órgão passe a regular os prestadores de serviços na área - hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério pretende interiorizar 2 mil médicos

Uma proposta do Ministério da Saúde pretende levar dois mil médicos para municípios de difícil provimento de forma supervisionada, com estrutura de trabalho adequada e um contrato não precário, ou seja, com condições funcionais estabelecidas.

Deixe seu Comentário:

=