Publicado por Redação em Dental - 25/03/2015

Gengivite não tratada pode evoluir para periodontite

O Dia da Saúde Bucal foi celebrado sexta passada, dia 20 de março com objetivo de conscientizar sobre a importância da higiene oral de crianças, jovens e idosos. Dados da Federação Dentária Internacional apontam que 90% da população do planeta vão sofrer de algum tipo de doença bucal ao longo da vida que pode ter reflexo em outras partes do organismo. No entanto, o cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda afirma que a maioria das pessoas se preocupa mais com a parte estética do que com a saúde bucal.
 
- O clareamento, troca de restaurações metálicas que eram amálgamas utilizadas até alguns anos atrás e querem trocar por resinas, embora este não seja o maior problema que acomete a boca de um paciente., explicou Dr Marcelo Sêneda.
 
Cerca de 80% a 90% da população sofre de alguma doença periodontal que envolve a estrutura da gengiva, tecido ósseo, ligamento periodontal. A mais comum é a gengivite, que se não for tratada pode evoluir para uma periodontite, quando há perda óssea ou até comprometimento da estrutura dentária. No entanto o Dr Luís Marcelo Sêneda explica porque esse tipo de problema não mobiliza tantas pessoas para o consultório.
 
- Ela não é uma doença que cause tanta dor ao paciente. Ele procura quando ela altera a questão de hálito do paciente, quando ele percebe que tem halitose ou quando ele é comunicado por alguém que ele está com halitose, aí sim, a doença periodontal passa a ser um fator capaz de fazê-lo procurar o dentista., lembrou.
 
Apesar dos problemas bucais estarem diminuindo nos países desenvolvidos, as complicações periodontais tem se tornado mais comuns, principalmente em pessoas mais velhas. Os principais fatores de risco são: o consumo de álcool, cigarro e uma dieta rica em gordura, sal e açúcar. A prevenção é muito importante. Por isso, é necessário escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, usar o fio dental e ir ao dentista regularmente. 
 
Fonte: elesbaonews.com.br

Posts relacionados

Dental, por Redação

Fuja dos preços abusivos nos tratamentos odontológicos

Investir em tratamentos preventivos é a melhor maneira de não levar susto com o orçamento do dentista na hora da urgência.

Dental, por Redação

Parto prematuro pode ser causado por gengivite

Gravidez é fase de sorrir. Mas para isso é preciso ficar atenta à saúde bucal. Nesse período, as alterações hormonais podem favorecer o aparecimento da gengivite.

Dental, por Redação

Doença gengival pode ter participação na doença de Alzheimer

Um novo estudo feito por pesquisadores na Faculdade de Odontologia da NYU mostra que a doença gengival pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Dental, por Redação

Saiba escolher a escova de dentes ideal

Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:

Dental, por Redação

Gel regenerador

O ruído da broca poderá finalmente se tornar uma lembrança vaga na memória dos pacientes odontológicos. Cientistas descobriram que um novo peptídeo contido em um gel possui poderes regeneradores sobre os dentes.

Dental, por Redação

Enxaguatórios Bucais: amigos da saúde bucal

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que adere-se às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Deixe seu Comentário:

=