Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/03/2012

Exame para detecção de anemia falciforme é incluído no pré-natal

No ultimo dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.

Chamado eletroforese de hemoglobina, a inclusão do exame no Sistema Único de Saúde (SUS) vai gerar um impacto anual de R$12 milhões aos cofres públicos. O investimento será feito através do programa Rede Cegonha.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que ficam com o formato de uma foice. Essa forma faz com que os glóbulos tornem-se mais suscetíveis a romper, o que causa anemia. A doença é mais comum em pessoas negras, mas pode também ser observada em pessoas pardas e brancas, devido à miscigenação.

O governo anunciou, também, mudanças na classificação de gestação de risco. Antes eram considerados apenas fatores fisiológicos e condições clinicas apresentados pela gestante durante a gravidez. Agora, foi incorporado o conceito de risco social, o que inclui mulheres dependentes químicas, adolescentes e gestantes extremamente pobres.

Fonte: boasaude.uol


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Quase 80% das mulheres com mais de 70 anos tem equilíbrio ruim por causa do sedentarismo

A falta de atividades físicas na terceira idade afeta diretamente nas reações metabólicas, neuromotoras e funcionais, segundo um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Celafiscs

Saúde Empresarial, por Redação

Cirurgia bariátrica melhora o tratamento do diabetes em obesos

A cirurgia bariátrica tem obtido resultados mais satisfatórios do que as terapias tradicionais para o tratamento do diabetes em pacientes com o tipo 2 da doença.

Deixe seu Comentário:

=