Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/08/2011

EUA oferece capacitação para farmacopeia brasileira

A Anvisa e a Farmacopeia dos Estados Unidos da América (EUA) vão assinar nesta quinta-feira (18) um acordo para capacitação dos profissionais brasileiros que atuam na padronização da Farmacopeia no País. O acordo é voltado para atividades de educação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os comitês da Farmacopeia Brasileira e a U.S Pharmacopeia Convention (USP), responsável pela farmacopeia norte-americana.
 
A Farmacopeia é o documento oficial de formulações e monografias de medicamentos utilizado como padrão de qualidade para os laboratórios produtores e pesquisadores. Trata-se de um documento estratégico para que o País tenha autonomia na produção de medicamentos.
 
Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que participa da assinatura do acordo, essa troca de conhecimento é fundamental para que os medicamentos utilizados pela população tenham garantias de qualidade cada vez mais elevadas em um mercado globalizado. “O ensino técnico e científico e a formação de profissionais envolvidos no desenvolvimento de padrões de qualidade são importantes para o desenvolvimento regional e global da saúde pública”, destaca Barbano.
 
A assinatura acontecerá durante o encontro científico Improving the Quality of Medicines – Aperfeiçoamento da Qualidade dos Medicamentos. De acordo com o diretor-executivo da USP, Roger L. Williams, o trabalho das farmacopeias do Brasil e EUA é estratégico para dar segurança aos usuários de medicamentos. “O mundo depende de medicamentos de boa qualidade para salvar vidas, restaurar a saúde, tratar e prevenir doenças”, diz Williams.
 
No Brasil, a Farmacopeia vem sendo publicada desde 1929. A última edição foi lançada em dezembro de 2010. Esta quinta edição está sendo impressa pela Fiocruz e já está disponível no site da Anvisa.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 18.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Café e chá verde reduzem o risco de AVC, conclui estudo

Café e chá verde podem ajudar a reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se essas bebidas são consumidas regularmente, concluiu um novo estudo feito no Japão.

Saúde Empresarial, por Redação

Inpi vai priorizar análise de patentes usadas pelo SUS

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) anunciou nesta segunda-feira (27) a priorização da análise de patentes que tenham medicamentos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário:

=