Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/08/2011

Estudo mostra possível tratamento para tumores cerebrais

Estudo realizado pelo professor e pesquisador Marcus Vinícius de Matos Gomes, da Unopar, aponta que drogas epigenéticas (sintetizadas em laboratório) podem levar ao tratamento do câncer.  A pesquisa comprovou que drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais.
 
De acordo com a instituição, os estudos sobre o uso de drogas epigenéticas para o tratamento de tumores cerebrais começaram em 2008 e foram realizados em células tumorais cultivadas em laboratório.
 
O experimento consistia em inserir os medicamentos nos tumores. O resultado da pesquisa comprovou que as drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais. O pesquisador estuda o tema há mais de dez anos e nos últimos dois anos teve quatro trabalhos publicados em importantes revistas científicas Internacionais.
 
O pesquisador explica que mecanismos epigenéticos são as modificações que controlam a manifestação dos genes nas células sem que a sequência do DNA seja modificada.
 
Ele ressalta que isto explica porque sequências iguais de DNA podem resultar em células com funções diferentes. E completa que, modificações epigenéticas são fenômenos normais importantes no controle de inúmeros processos intracelulares e fazem parte até mesmo do processo de envelhecimento humano.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 11.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sistema online disponibiliza informações sobre residência médica

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde instituiu nesta segunda-feira (26) sistema de informação para facilitar a supervisão, regulação e avaliação dos programas de residência na área de saúde. A comissão é vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS incorpora novos medicamentos para tratamento de infarto

Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção.

Saúde Empresarial, por Redação

Lei orgânica da saúde cria redes com governança

Decreto atualiza SUS e na visão de players e entidades do setor impacta positivamente o mapa nacional de serviços públicos e privados

Deixe seu Comentário:

=