Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/05/2015

"Voltarei a rezar e retorno à Igreja, e isso não é uma piada", diz Raúl Castros

Raúl Castro e Papa Francisco se encontraram no Vaticano (NBC News)

Raúl Castro visita papa Francisco e diz que, se pontífice 'continuar assim', voltará a 'rezar'. Encontro no Vaticano durou 55 minutos e os dois discutiram reaproximação com EUA e drama dos refugiados no Mediterrâneo.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, visitou neste domingo (10/05) o papa Francisco no Vaticano. Depois de um encontro que durou 55 minutos, o líder cubano elogiou o pontífice e disse que, “se ele continuar assim”, voltará a rezar e frequentar a Igreja Católica.

“Eu voltarei a rezar e retorno à Igreja, e isso não é uma piada”, afirmou o presidente cubano, em declarações à imprensa ao lado do primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, com quem se reuniu após o encontro com o papa. Porém, deixou claro: “Sou comunista, do Partido Comunista Cubano”.

O Vaticano desempenhou um papel fundamental na aproximação entre Washington e Havana anunciado no final do ano passado. Raúl agradeceu “a contribuição na reaproximação entre Cuba e Estados Unidos”.

Raúl disse que assistirá “a todas as missas” que Francisco fizer durante sua viagem a Cuba, prevista para setembro, e lembrou que estudou em instituições religiosas de jesuítas, a mesma ordem do papa Francisco.

Lista de apoiadores do terrorismo

Ao lado de Renzi, Raúl comentou o pedido do presidente dos EUA, Barack Obama, para retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo. “Nunca teríamos que ter sido incluídos nessa lista de países terroristas. Talvez em 28 de maio o Senado dos Estados Unidos nos tire dessa famosa lista”, disse.

Por último, ele admitiu que seu país está “tentando levar adiante a melhora” de seu “sistema político, social e cultural, mas é muito difícil fazê-lo sem choque, sem deixar ninguém pelo caminho”.

Encontro

Raúl chegou ao Vaticano às 9h30 (hora local, 4h30 em Brasília) e, em seguida, começou sua audiência particular com o papa. A reunião foi mais longa que a que o pontífice manteve em março do ano passado com o presidente americano, Barack Obama, que durou 52 minutos, mas que se realizou com intérprete, enquanto a de hoje foi uma conversa privada em espanhol.

“Agradeci ao Santo Padre por sua contribuição para a reaproximação entre Cuba e Estados Unidos”, disse o cubano no final da audiência. Eles discutiram, também, o drama dos refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo. Raúl deu de presente a Franciso um quadro do artista cubano Alexis Leyva Machado, que representa uma grande cruz feita com vários navios e uma criança que reza perante ela.

No final da audiência, Raúl se despediu com um aperto de mãos do papa, que posteriormente comentou brincando com a imprensa que esperava o final da reunião.

Fonte: Pragmatismo Político


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara aprova projeto que permite terceirização da atividade-fim de empresa

A proposta, que regulamenta o trabalho terceirizado no setor privado, será enviada ao Senado. Entre outros pontos, o texto cria regras de sindicalização dos terceirizados; e prevê a responsabilidade solidária da empresa contratante e da contratada nas obrigações trabalhistas.

Notícias Gerais, por Redação

Reunião sobre questão fiscal deve ditar ritmo dos mercados

As bolsas devem permanecer próximas da estabilidade e operar com volatilidade; investidores aguardam decisões mais contundentes do congresso americano para evitar o abismo fiscal.

Notícias Gerais, por Redação

Substituição das sacolas de plástico descartáveis começa dia 25 em SP

A partir do dia 25, quem for realizar compras nos supermercados do Estado de São Paulo já não vai receber de graça as tradicionais sacolinhas de plástico.

Notícias Gerais, por Redação

Brics apostam na cooperação em fontes de energia renovável

Os cinco países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vão incentivar o desenvolvimento da energia eólica e solar, "ponto fundamental e inevitável pelo esgotamento das fósseis e dos problemas ambientais", declarou

Deixe seu Comentário:

=