Publicado por Redação em Previdência Corporate - 20/07/2011

Empresários brasileiros aguardam aumento de preços, diz pesquisa

SÃO PAULO – Os empresários brasileiros esperam alta de preços nas vendas realizadas neste ano. Os dados foram divulgados pela Grant Thornton e fazem parte da pesquisa IBR 2011 (International Business Report), que aponta um aumento de 11% em relação a 2010 no número de empresários que aguardam essa elevação.
 
A alta foi considerada uma das maiores entre as variáveis econômicas abordadas pelo estudo, que entrevistou 11 mil empresas. No segundo trimestre, cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que incrementariam os preços de vendas - percentual acima da média global, de 29%.
 
“Os resultados foram estimulados pela expectativa de crescimento econômico e o aquecimento do mercado interno. Este é um indicador de que o governo certamente terá de puxar as rédeas para conter a inflação”, comenta o sócio da Grant Thornton Brasil, Marcos Sanches.
 
Exportações em alta
As expectativas com relação às exportações também aumentaram. No segundo trimestre, 14% dos empresários brasileiros aguardavam uma melhora nas exportações – valor sete pontos superior ao registrado em 2010, mas ainda inferior à média global, registrada em 24%.
 
O crescimento das receitas neste ano também foi esperado por 78% dos empresários. Destes, 64% acreditam na melhora da lucratividade das empresas.
 
Bric e América Latina
Os mais otimistas em relação à melhora nos preços de venda (54%) são os países que compõem o Bric (Brasil, Rússia, China e Índia). Os indianos (91%), por exemplo, aguardam uma melhora no desempenho das receitas este ano.
 
Na China, a tendência também é aguardada, com 78% dos empresários se mostrando mais otimistas em relação às receitas - 22 pontos a mais que em 2010. Deste total, 65% esperam uma melhora dos lucros, o que representa uma elevação de 36 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
 
Regionalmente, os empresários latino-americanos tendem a se mostrar mais propensos a melhorias nas receitas e na lucratividade, com 79% e 66% dos votos, respectivamente.
 
Neste ponto, os argentinos se mostram os mais favoráveis ao aumento de vendas, com 80% das menções entre os entrevistados - aumento de 28 pontos percentuais, seguidos por empresários da Índia (68%), Turquia (62%), Bósnia (61%) e do México (57%).
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 20.07.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

A cinco dias do fim do prazo, 10 milhões não entregaram IR

A apenas cinco dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 10 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência alerta sobre envio de cartas falsas sobre revisão de benefício

A Previdência Social informou que não tem enviado carta com informações sobre revisão de aposentadoria ou qualquer outro tipo de benefício.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: investir percentual do salário pode garantir renda maior na aposentadoria

Investir em previdência privada é a solução encontrada por muitas pessoas para garantir a manutenção do padrão de vida após determinada idade, principalmente quando param de trabalhar.

Deixe seu Comentário:

=