Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2011

Eletrodomésticos devem respeitar novos níveis de eficiência energética

SÃO PAULO – Eletrodomésticos deverão respeitar, a partir do fim deste ano, os novos níveis mínimos de eficiência energética, de acordo com a Presidência da República.

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (30) e estabelece que a regra deve ser aplicada a fornos, fogões, aquecedores de água e gás, refrigeradores e congeladores em comercialização no Brasil.

A ideia, de acordo com o Governo, é aumentar o padrão de qualidade  dos equipamentos e informar os consumidores sobre os produtos mais econômicos, retirando do mercado aqueles considerados ineficientes.

Para saber quais são os produtos mais eficientes, os produtos terão etiquetas do Inmetro que indicarão os níveis mínimos por meio de letras, que vão de “A” a “E”. Aqueles que são classificados com a letra “A” são considerados eficientes e com a letra “E”, como menos eficientes.

Condicionadores de ar
Os condicionadores de ar também deverão se adequar aos níveis máximos de consumo de energia. Neste caso, serão permitidas a fabricação e importação fora dos novos limites até 31 de dezembro de 2011, para aparelhos tipo “janela” e “split high-wall”. Já os condicionadores tipo “split cassete” e “piso-teto” poderão ser fabricados e importados sem atenderem as especificações apenas até dezembro de 2012.

Após as datas, os aparelhos precisam atender os níveis mínimos e máximos de eficiência energética. Os atacadistas e varejistas poderão comercializar itens que não respeitam os novos índices até dezembro de 2013, no caso dos aparelhos tipo “janela” e “split high-wall”, e até dezembro de 2014 para aparelhos tipo “cassete” e “piso-teto”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

A importância do pioneirismo para as empresas

Em poucas palavras, o pioneirismo é a capacidade que a empresa tem de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos.

Notícias Gerais, por Redação

Apesar do mau humor externo, Ibovespa tenta se manter em alta nesta manhã

Na contramão do mau humor internacional, por conta de dados decepcionantes sobre a economia dos Estados Unidos, a bolsa brasileira abre em campo positivo no pregão desta quarta-feira (15).

Notícias Gerais, por Redação

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

Governo dá medalha a ministro sob suspeita

O governo federal ofereceu ontem a Medalha Ordem do Mérito da Defesa a 270 personalidades e oito instituições que tenham desempenhado com distinção suas atividades e contribuíram com a defesa do país.

Notícias Gerais, por Redação

Após três meses, dólares voltam a deixar Brasil em meio à crise

Informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Banco Central revelam que houve a saída líquida de dólares do Brasil,ou seja,acima do volume de dinheiro que entrou no país, no montante de US$ 134 milhões em todo mês de outubro.

Deixe seu Comentário:

=