Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/03/2012

Economia brasileira deve acelerar no segundo semestre

Em sua sexta alta consecutiva, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica mostra crescimento de 0,4% em janeiro, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,5.

O indicador, divulgado nesta sexta-feira (30), antevê, em um horizonte de seis meses, em que patamar se encontrará a economia brasileira. Desta forma, o resultado de janeiro mostra que a trajetória da economia brasileira é de aceleração ao longo do segundo semestre.

Fatores que ajudarão
De acordo com os economistas da Serasa Experian, alguns fatores deverão ajudar no processo de aceleração do dinamismo da atividade econômica.

Entre eles, os economistas destacam a introdução de novos incentivos fiscais, a tendência de reduções adicionais da taxa básica de juros, a estabilização e posterior recuo dos níveis de inadimplemento dos consumidores, a manutenção das taxas de desemprego em níveis historicamente baixos, os efeitos do aumento do salário-mínimo e a redução do ritmo inflacionário contribuirão para produzir um quadro de aceleração do ritmo do crescimento econômico.

Apesar da recuperação, a atividade econômica ainda estará abaixo do seu potencial visto que o indicador está abaixo do nível 100.

Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva pretende antever, em um período de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como atividade econômica, concessões reais de crédito aos consumidores e às empresas, e inadimplência da pessoa física e jurídica.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal sobe em todas as capitais pesquisadas, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal IPC-S, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu em todas as capitais pesquisadas, registrando um total de 0,4% nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

FGV: Brasil estaria entre maiores economias mesmo sem crise

Uma projeção do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira, aponta que o Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao final de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Atividade do comércio desacelera e acumula alta de 9,1% no ano

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,3% em outubro na comparação com o mês anterior, após os devidos ajustes sazonais. Apesar da leve alta, o comércio não conseguiu se recuperar da queda em setembro, quando a atividade do comércio caiu 0,4%.

Deixe seu Comentário:

=