Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/02/2014

Dia Mundial do Câncer - 04 de fevereiro

Nesta terça-feira, 04 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que tenta evitar milhões de mortes a cada ano, po meio da conscientização e mobilização sobre a doença. A ação envolve governos e outras esferas da sociedade de todo o mundo para o controle da doença.

Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 04 de fevereiro em diversos países. No Brasil, a iniciativa tem apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, estão previstos 576 mil novos casos da doença no Brasil em 2014. Em relação à última estimativa divulgada pelo instituto, há 2 anos, houve crescimento de 10% no número de casos previstos. Em 2011 e 2012, a expectativa era de 520 mil novos casos.

Segundo o instituto, a tendência geral de aumento do número de casos novos é resultado do processo de envelhecimento da população brasileira. Entre 30% a 40% das incidências podem ser evitadas com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS suspende comercialização de 150 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira a suspensão da comercialização de 150 planos de saúde administrados por 41 operadoras. A medida vale a partir da próxima segunda (dia 18) e tem validade preventiva de três meses.

Saúde Empresarial, por Redação

Terapias hormonais contra envelhecimento estão proibidas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no Diário Oficial da União resolução que proíbe o uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS pode oferecer entorpecentes para pacientes oncológicos com dor intensa

Está pronto para inclusão na pauta do Plenário o Projeto de Lei 3887/97, do Senado, que prevê o fornecimento de analgésicos, entorpecentes ou substâncias correlatas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para os pacientes com câncer acometidos por dor intensa e constante.

Deixe seu Comentário:

=