Publicado por Redação em Dental - 21/10/2013

Dentista mostra que fazer quando a criança sofre um trauma dentário

Traumatismos dentários  são muito comuns em crianças, principalmente após aprenderem a brincar com os coleguinhas, fazer estripulias, andar de bicicleta. E é nesta fase, de tanta energia, que o trauma dentário pode ocorrer. Segundo o dentista Henrique Taniguchi, o importante é não se desesperar quando acontecer uma dessas lesões, e buscar um dentista para que o caso possa ser avaliado e as primeiras medidas tomadas.

“Desde fraturas simples à perda definitiva do dente são considerados traumatismos. E em todos os casos, do dente de leite ao definitivo, é necessário uma atenção especial”, afirma o dentista Henrique Taniguchi, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP e sócio de CCO – Centro de Cirurgia Oral. “A maior parte das lesões são apenas superficiais e atingem tecidos de sustentação. No entanto, o atendimento clínico com um dentista deve ser imediato e prioritário e, se possível, realizado por um cirurgião-dentista, isso porque existem diversos tipos de traumas e para cada um deles uma conduta.”

Independente da dimensão da fratura, alguns passos são básicos. “Estanque todo o sangue com gazes, toalha ou gelo. Caso o dente quebre, guarde-o em um recipiente com soro ou leite, pois é possível reconstituir o pedaço perdido. Já se acontecer avulsão (quando o dente desprende da gengiva), tente reposicioná-lo no lugar, mas sem tocar na raiz. Se não for possível, apenas guarde o dente (também em um recipiente com soro ou leite) e busque o mais rápido possível um dentista para que o dente possa ser reimplantado, isso aumentará as chances de sucesso”, explica Dr. Henrique Taniguchi.

Após os cuidados imediatos, torna-se importante o acompanhamento clínico do dente que sofreu a lesão. Para dentes de leite, o período é entre 6 meses e 1 ano, e para dentes permanentes, por no mínimo 5 anos. Segundo o dentista do CCO – Centro de Cirurgia Oral, o acompanhamento  ajuda a prevenir complicações futuras.

 

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau Hálito pode por fim a um Relacionamento Amoroso e comprometer até as amizades

Cirurgião dentista informa que o mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam da Higiene Bucal. O mau cheiro geralmente é causado pela decomposição dos restos alimentares e bactérias.

Dental, por Redação

Ministério aumenta recursos para a saúde bucal

Portaria com novas regras foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira. O aumento para implantação dos CEOs é de 50% e de 25% para custeio

Dental, por Redação

Alerta para crianças e bebidas energéticas e esportivas

Os dentistas, rotineiramente, alertam os pacientes sobre o consumo exagerado de refrigerantes, sucos e bebidas esportivas que carregam pouco ou nenhum valor nutritivo e causam prejuízo aos dentes.

Dental, por Redação

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Deixe seu Comentário:

=