Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/05/2011

Cresce o consumo de café entre os jovens

Os jovens brasileiros estão consumindo mais café. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, aponta que, de 2003 a 2010, subiu de 85% para 91% o percentual de pessoas entre 15 e 19 anos que declararam ter o café como bebida habitual. Na faixa de 20 a 26 anos, o percentual passou de 83% para 90%, no mesmo período. O estudo “Tendências de Consumo de Café” é realizado anualmente pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O café se tornou ‘fashion’ e os jovens se juntaram aos seus pais no gosto pelo nosso cafezinho”, comemora o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva. Segundo a ABIC, as pesquisas que mostram os benefícios da bebida para a saúde e a variedade de receitas com café combinado com leite vaporizado, calda de chocolate e chantilly contribuíram para ampliar os consumidores jovens.

A pesquisa mostrou também que a preferência pela bebida aumentou entre as pessoas com mais de 36 anos: de 96% para 98%, nos últimos sete anos. Houve, ainda, a confirmação de que o café é a segunda bebida mais consumida pela população acima dos 15 anos, atrás apenas da água e à frente dos refrigerantes. Em 2010, esse comportamento foi apontado por 95% dos entrevistados, que afirmaram ter o café entre as bebidas habituais. Os entrevistados também disserem ter consumido o produto na véspera e no dia da entrevista.

Para a pesquisadora responsável pelo estudo, Ivani Rossi, esse dado mostra consistência no consumo da bebida. “Não é um produto sazonal. É um consumo consistente identificado ao longo dos anos”, afirma.

Outra constatação do estudo é o crescimento do hábito de tomar café fora de casa. A quantidade de pessoas que declararam saborear um cafezinho em padarias, cafeterias, restaurantes e outros locais saltou de 14%, em 2003, para 57%, em 2010 – um aumento de 307%. Nesse universo, o café coado ou filtrado tem a preferência de 94% dos consumidores. Porém, houve um crescimento de 21,3% no consumo de espresso e café gourmet.

Entre os que bebem café espresso, 100% disseram consumi-lo puro após o almoço e após o jantar. Para 55% dos entrevistados, um bom café é o saboroso e que deixa um gosto bom na boca. A pesquisa mostrou ainda que 45% das pessoas consultadas afirmaram que pagariam mais por um bom café, outro dado que mostra a busca por qualidade.

Os benefícios da bebida também foram objeto do estudo. Das 1.680 pessoas entrevistadas, 50% declararam conhecer as vantagens do consumo regular. A principal – mais disposição – foi apontada por 70%. A melhoria da memória e da concentração foi mencionada por 30% das pessoas consultadas em 2010.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 26.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BNDES: investimento no Brasil crescerá pelo menos 5% em 2013

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, estimou nesta quinta-feira que a taxa de investimento no País, medida pela formação bruta de capital fixo, deve crescer pelo menos 5% em 2013, depois de recuar 4% no ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação sobe 0,52% em novembro e acumula 6,64% em 12 meses

A inflação oficial usada pelo governo, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acelerou em novembro ao registrar alta de 0,52%, informou nesta quinta-feira (8) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

América Latina entra em clima de declínio econômico, diz FGV

Uma piora das avaliações a respeito da situação atual da economia e das expectativas futuras fez o Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina recuar de 5,6 para 4,4 pontos entre julho e outubro deste ano, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Instituto Ifo.

Notícias Gerais, por Redação

Bancários começam a retornar ao trabalho

Bancários de diversas cidades do país, especialmente do interior de São Paulo, já começaram a retornar ao trabalho, segundo informações do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro.

Deixe seu Comentário:

=