Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/06/2012

Contra crise, Brics estudam troca de moedas e criação de fundo comum de reservas

Os cinco membros dos Brics (formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) concordaram em iniciar um processo de criação de um fundo de reservas internacionais e a possibilidade de assinatura de um acordo de troca de moedas entre si. O anúncio foi feito na segunda-feira (18) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O montante a ser injetado pelo Brasil e pelos outros países membros não foi revelado. Os líderes do grupo se reuniram em Los Cabos, no México, onde acontece a cúpula do G-20, que começou na segunda e termina nesta terça-feira (19).

"Os Brics estão fortalecendo sua estrutura financeira. Esse fundo é algo importante para a confiança. Nos vamos criar uma solidariedade financeira entre nós, portanto, seremos ainda mais seguros e mais fortes do que já somos", afirmou Mantega.

Segundo o ministro, a ideia é inspirada na chamada iniciativa de Chiang Mai, um mecanismo de cooperação financeira de países asiáticos, e nos acordos de operações de troca (swaps) que o Federal Reserve negociou durante a crise de 2008.

Aporte ao FMI
O grupo também decidiu sobre o novo aporte de recursos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) durante o encontro. Em comunicado, o fundo internacional informou que a contribuição individual do Brasil foi de US$ 10 bilhões. A maior injeção de capital do grupo foi feita pela China (US$ 43 bilhões). 

O compromisso dos Brics com o FMI foi firmado com duas condições. A primeira é que essas contribuições sejam utilizadas como última linha de defesa, e a outra é que as reformas do poder de voto dos emergentes dentro do FMI sejam implementadas no cronograma acordado pelo G-20 em 2010.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ministério adia divulgação dos dados da balança comercial

Os números da balança comercial referentes à quarta semana de julho - do período entre os dias 23 a 27 de julho - não serão divulgados nesta segunda-feira, como era previsto.

Notícias Gerais, por Redação

Nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos empregos no mundo até 2015

A migração de serviços tecnológicos para a nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos postos de trabalho no mundo todo nos próximos três anos, sobretudo na Ásia,

Notícias Gerais, por Redação

Diabéticos têm dificuldade de achar medicamento Victoza

A corrida para comprar o remédio Victoza (liraglutida), indicado para o tratamento de diabetes mas cada vez mais usado para emagrecer, pode deixar os pacientes que realmente precisam do medicamento na mão.

Deixe seu Comentário:

=