Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/02/2014

Conta da luz pode subir 4,6% para cobrir déficit

 A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) quer que os consumidores paguem, em 2014, um total de R$ 5,6 bilhões para cobrir o déficit estimado para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Isso provocaria aumento de 4,6%, na média, nas tarifas neste ano. A proposta ficará em audiência pública entre amanhã e 16 de março.
 
Segundo técnicos da agência, os valores, quando aprovados, serão repassados às tarifas dos consumidores nas respectivas datas de reajustes das distribuidoras que os atendem.

A CDE é um dos encargos da conta da luz. Dentre outras finalidades, a CDE serve para custear os descontos nas tarifas de energia dos consumidores de baixa renda e a universalização do fornecimento de energia por meio do Programa Luz para Todos.

A conta também custeia desonerações tarifárias. Assim, parte do aumento neste ano virá para compensar o corte médio de 20% na energia elétrica determinado pelo Planalto em janeiro do ano passado. Portanto, caso o reajuste de 4,6% seja realizado, uma das principais bandeiras do atual governo, a redução na conta da luz, pode ficar comprometida.

Despesa maior

O rombo da CDE em 2014 será, no entanto, maior que o estimado pela Aneel, porque ainda não foram incluídos os gastos adicionais das distribuidoras com o custo da geração termelétrica, devido à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas por falta de chuvas.
 
Fonte: Seu Valor.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Enem 2013: Justiça garante acesso a espelho da redação junto com resultados

Estudantes poderão conferir espelho da redação na mesma data de divulgação dos resultados gerais do exame; liminar é válida para todo o País

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva previsão para inflação em 2012 e reduz para PIB

O mercado manteve a previsão para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para este ano, mas aumentou para 2012 (pela sexta semana consecutiva), e reduziu a estimativa para o PIB em 2010 e 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Capacidade do Brasil de resistir à crise não é ilimitada, diz Dilma

Não é por falta de recursos financeiros que os líderes mundiais não encontraram solução para a crise, mas por falta de recursos políticos e clareza de ideias, declarou a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, ao discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU.

Deixe seu Comentário:

=