Publicado por Redação em Dental - 07/11/2011

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura. A conclusão é da tese "Avaliação do potencial erosivo de sucos de frutas tropicais brasileiras", da cirurgiã-dentista Adelsilene das Graças Cavalcanti Veras, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), ligada à Unicamp.

No trabalho, polpas de frutas muito comuns no Nordeste, como camu-camu, cupuaçu e umbu, diluídas em água, tiveram seu pH medido. Quanto menor o índice, mais ácido é o alimento ou bebida. A professora Cínthia Pereira Machado Tabchoury, orientadora da tese, diz que o resultado se aplica também a outras frutas ácidas, como limão, maracujá e abacaxi; a refrigerantes e até ao vinho. Ela frisa, porém, que o simples consumo não causa erosão. Há outros fatores, como a forma e a frequência de ingestão.

- Não há como precisar a frequência com que se pode tomar sucos ou comer frutas cítricas sem provocar a erosão. Mas pode-se tomar alguns cuidados: deve-se evitar, por exemplo, tomar o suco aos pouquinhos, ou bochechá-lo antes de engolir, o que é relativamente comum na literatura médica. O melhor é tomar ou comer tudo de uma vez - diz ela.

As características particulares de cada organismo também devem ser levadas em conta, acrescenta:

- Pessoas com pouca saliva são mais propensas a sofrer erosão dental, porque a saliva protege os dentes. Assim como aquelas que sofrem de patologias como o refluxo gastro-esofágico, em que o ácido dos alimentos volta à boca, ou bulimia, em que a pessoa provoca o vômito.

Segundo a especialista, bebidas com pH abaixo de 4 têm potencial para levar à erosão dental. Na pesquisa, a fruta com menor pH foi o umbu, com 2,5. No caso dos vinhos, diz Cínthia, o tinto tem pH em torno de 3,4, e o branco, de 3,7.

Para prevenir a erosão dental, é importante evitar escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidos, acrescenta ela. É preciso esperar ao menos meia hora antes de fazer a higiene:

- Isso porque o ataque do ácido dos alimentos aos dentes é instantâneo, e ele faz com que os minerais presentes na superfície dos dentes amoleçam. Se a pessoa usa a escova de dentes logo a seguir, acaba removendo estes mineirais. O melhor é esperar para que a saliva os reponha.

Cárie e erosão são diferentes. Enquanto a cárie é produzida por bactérias presentes em placas formadas sobre os dentes, a erosão só acontece onde não há placas. Estudos feitos no exterior estimam que 30% da população mundial tenha algum tipo de erosão dental, conta a professora Cínthia.

Fonte:http://www.paraiba.com.br|07.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha.

Dental, por Redação

Saiba se você é candidato para clarear os dentes

Quase todas as pessoas, que têm dentes naturais e permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento que é mais adequado para você.

Dental, por Redação

É possível chegar à terceira idade com uma boca saudável

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor,

Dental, por Redação

Saúde reforça atendimento odontológico aos indígenas

A entrega de uma Unidade Odontológica Móvel beneficiará 15 mil indígenas que moram nas aldeias da Paraíba. O veículo realizará até 350 atendimentos por mês

Deixe seu Comentário:

=