Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/06/2011

Consumidores estão mais à vontadade para comprar casa ou carro

SÃO PAULO - Os consumidores se mostraram confiantes  quando se trata de comprar uma casa ou um carro agora, do que há seis meses. Além disso, a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, foi bem alta no mês de maio.

De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa subiu um ponto percentual, passando de 33% em abril, para 34% em maio. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade caiu de 34% para 33% no mesmo período.

O INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa avançou um ponto percentual em maio em relação ao mês anterior: de 45% para 46%. Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 27%, frente aos 26% registrados um mês antes.

Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que as classes sociais A e B estão mais à vontade, com 46% das respostas, contra 33% da C e 18% da DE.

A região Sul apresentou 56% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Sudeste ficou com 31%, seguido pela região Nordeste (29%) e pelas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o índice foi de 24%.

Próximos seis meses
Quando se trata das perspectivas para o futuro, 45% dos consumidores estão um pouco ou muito mais confiantes na sua capacidade de investir nos próximos meses. O número caiu um ponto percentual frente os dados de abril, quando estava em 46%.

Apesar da leve queda do otimismo quanto ao futuro, a parcela da população que se sente muito menos ou um pouco menos confiante na sua capacidade de investir no futuro se manteve a mesma de abril, em 23%.

Fonte: web.infomoney.com.br | 08.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia aumento de capital da Caixa em até R$ 1,5 bilhão

O governo federal fará um aumento de capital de até R$ 1,5 bilhão na Caixa Econômica Federal. A realização do aporte estava prevista e é necessária para que o banco mantenha seus níveis mínimos de alavancagem, em um momento em que amplia o crédito de forma expressiva.

Notícias Gerais, por Redação

bovespa segue otimismo do mercado externo e registra alta

O Ibovespa segue o bom desempenho das bolsas internacionais e registra alta de 1,02%, aos 62.583 pontos no pregão regular desta terça-feira (17), refletindo o otimismo do mercado com o leilão de dívida na Espanha e o resultado do indicador de confiança na Alemanha,

Notícias Gerais, por Redação

Analistas divergem sobre rumos da Bovespa

O plano europeu anticrise e o "calote organizado" da Grécia reduziram as incertezas, levando a Bovespa à melhor semana no ano (alta de 7,7%) e o dólar, ao maior recuo mensal (baixa de 10,5%) desde 2003.

Notícias Gerais, por Redação

Em greve, bancários dizem que rotatividade reduz salários em 38%

A rotatividade nos bancos reduziu os salários entre admitidos e desligados em 38,39% no primeiro semestre deste ano, mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Dieese e pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

Deixe seu Comentário:

=