Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/05/2012

Conheça dez maneiras de evitar a perda do cálcio no organismo

Sal, cafeína, álcool e cigarro são ruins para absorção ou fixação do mineral

A falta de cálcio no organismo pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo e osteoporose, entre outros problemas. E hábitos como colocar um pouquinho mais de sal na comida podem atuar como vilões para o organismo, ajudando na perda do mineral, segundo a nutricionista Luciana Lopes, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Veja abaixo outras dez maneiras de reter o cálcio:

1. Abuse de leite e derivados: aumente a ingestão para três porções por dia.

2. Coma vegetais verde-escuros: pelo menos duas porções (uma porção = um pires) por dia.

3. Exponha-se ao sol: pelo menos 15 minutos por dia, das 7h às 10h, ou a partir das 16h, ajuda a fixar o cálcio. A alternativa é consumir suplementos de vitamina D.

4. Faça exercícios: o estímulo dos exercícios físicos ajudam na absorção do mineral.

5. Coma sardinha: o peixe é rico em ômega-3 e cálcio, mas opte pelas versões sem óleo.

6. Evite frituras, que atrapalham a absorção dos nutrientes.

7. Evite a cafeína: o consumo de três ou mais xícaras por dia de café ou chás escuros aumentam a acidez do sangue. O organismo, para compensar, retira cálcio dos ossos para tornar o ambiente mais básico.

8. Evite refrigerantes: os acidulantes dos refrigerantes fazem um trabalho parecido com o da cafeína e atrapalham a absorção do nutriente.

9. Evite bebidas alcoólicas em excesso: o álcool promove um desequilíbrio bioquímico que reduz a capacidade do corpo para produzir um novo tecido e repor as perdas.

10. Evite o cigarro: as reações químicas das mais de mil substâncias presentes no cigarro fragilizam o organismo e dobram as necessidades nutricionais dos fumantes. O monóxido de carbono, por exemplo, reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio e, com isso, os ossos ficam mais frágeis e perdem a densidade.

Fonte: G1
 

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cinco estados recebem R$ 5,5 milhões para SAMU

Portarias garantem custeio de 18 ambulâncias e duas motolâncias em nove municípios brasileiros

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos questionam quebra de patente defendida por Dilma na ONU

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff defendeu, em reunião de alto nível com chefes de Estado, em Nova York, que as doenças crônicas não transmissíveis podem motivar quebra de patentes de remédios, assim como aconteceu com medicamentos contra a Aids.

Deixe seu Comentário:

=