Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/11/2012

Como declarar IR sobre planos de previdência PGBL e VGBL?

Dúvida do internauta: Já pesquisei bastante, consultei diversas fontes e já tive muitas respostas, muitas vezes divergentes. A minha questão é se há a obrigatoriedade de se declarar o saldo e também os valores das contribuições a planos de previdência privada, seja na modalidade VGBL ou PGBL.

Resposta dos especialistas da IOB Folhamatic:

Em relação ao VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), na ficha "Bens e Direitos", utilize o código 97 para declarar plano de seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência. No campo "Discriminação", informe os dados da sociedade seguradora a quem efetuou os pagamentos. No campo "ANO DE 2011", informe os valores pagos até 31/12/2011. No campo "ANO DE 2012", informe o valor constante no campo "ANO DE 2011", se for o caso, acrescido dos valores pagos em 2012.

Em relação ao PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), informe somente os aportes efetuados no ano na ficha "Pagamentos e Doações Efetuadas". E não declare o valor na ficha "Bens e Direitos". 

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Investidor tem 3 semanas para aplicar em previdência e pagar menos IR

O poupador tem três semanas para garantir um pagamento um pouco menor de Imposto de Renda no ano que vem. Esse é o prazo final para que aplicações em planos de previdência privada do tipo PGBL possam ser deduzidas do Imposto de Renda a ser pago no ano que vem.

Previdência Corporate, por Redação

Governo propõe novo plano de custeio para previdência de servidores

O governo do Estado concluiu a proposta de lei que define um novo plano de custeio para a ParanaPrevidência.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência paga revisão de teto de aposentadoria

O Ministério da Previdência se antecipou e já disponibilizou os recursos relacionados à revisão pelo teto de aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS, com valores entre R$ 6.000,01 e R$ 15.000,00.

Previdência Corporate, por Redação

Plenário pode votar projeto da previdência complementar de servidor

O Plenário pode votar a partir desta tarde o Projeto de Lei 1992/07, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Esse projeto tranca a pauta, juntamente com seis medidas provisórias.

Deixe seu Comentário:

=