Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/03/2011

Cerca de 80% dos casos de varizes têm origem familiar, diz especialista

Cirurgião vascular Pedro Puech contou como as veias se dilatam sob a pele.
Cardiologista Ludhmila Hajjar falou sobre a panturrilha, nosso '2º coração'.

Se você tem vasinhos de sangue aparentes nas pernas e achava que eram varizes, viu no Bem Estar desta terça-feira (29) que elas são algo diferente: veias dilatadas que ficam saltadas na pele.

Quem aprofundou o assunto foram o cirurgião vascular Pedro Puech e a cardiologista Ludhmila Hajjar, que esclareceram que o problema é mais incidente em mulheres, idosos, sedentários e obesos.

A incidência de varizes na população adulta em geral é de cerca de 15% entre as mulheres e de 5% nos homens. Ao todo, 80% dos casos têm origem familiar; os demais estão ligados a maus hábitos de vida. Os adultos com predisposição genética podem apresentar os sinais ainda jovens, por volta dos 25 anos.

Para entender o que ocorre nas varizes, é preciso saber que o caminho de ida do sangue saindo do coração, para entregar nutrientes e oxigênios ao corpo, é feito pelas artérias. O trajeto de volta ocorre pelas veias. Nas pernas, essas veias precisam vencer a gravidade para fazer o sangue voltar ao coração. Por isso, as paredes das veias contêm válvulas, que às vezes não dão conta do recado. Aí o sangue se acumula e vai alargando as paredes, que se tornam grossas a ponto de ficar visíveis na pele.

O problema pode ser agravado em quem passa muito tempo em pé ou de salto alto, e causar queimação, dor ou coceira.

Exercícios para a panturrilha

Manter a batata da perna em movimento pode ajudar a prevenir varizes. É que a panturrilha é considerada o “segundo coração”, responsável por 70% do trabalho de retorno do sangue ao músculo cardíaco.

Trabalhar essa região pode evitar inchaços, varizes e trombose (coágulo no vaso sanguíneo). Por isso, é recomendado subir escadas, rampas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 30.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Pressão alta, diabetes e obesidade podem ser sinais de alerta para doença renal

Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade fazem parte dos chamados grupos de risco para problemas renais. Casos da doença na família, idade superior a 50 anos e uso de remédio sem orientação médica também ampliam as chances de o problema ser diagnosticado.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS suspende a comercialização de 268 planos de saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou nesta terça-feira a suspensão da comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras, conforme antecipou na semana passada a coluna Mercado Aberto.

Saúde Empresarial, por Redação

Portal Saútil mapeia SUS e fornece informação à população

O site Saútil mapeia o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo com o intuito de atender os 145 milhões de brasileiros que não possuem plano de saúde, conforme pesquisa realizada pela ANS (agência nacional de saúde suplementar).

Saúde Empresarial, por Redação

Entram em vigor novas regras para planos de saúde no país

Entrou em vigor no domingo (1º) a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que amplia a lista de procedimentos que devem ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinas contra gripe são menos eficazes em obesos

A vacina contra a gripe pode ser menos eficaz em pessoas obesas, aponta um novo estudo desenvolvido na University of North Carolina (EUA). O estudo pode explicar um fenômeno visto durante a vacinação contra a gripe suína em 2009. De acordo com pesquisadores, obesos mostraram respostas imunológicas piores às vacinas.

Deixe seu Comentário:

=