Publicado por Redação em Previdência Corporate - 24/12/2012

Central 135 da Previdência Social funciona hoje até as 19h

A Central 135 irá funcionar hoje e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo. Normalmente, o canal remoto atende a população até às 22h. Nesses dois dias, porém, o horário será reduzido: das 7h às 19h. Pela central, o segurado poderá agendar atendimento nas agências da Previdência Social, além de solicitar outros serviços, como informações e orientações.

Já as Agências da Previdência Social (APS), em todo o país, não terão expediente na véspera dos feriados. Amanhã, dia 25 dezembro e no próximo dia 1° de janeiro não haverá atendimento eletrônico na Central 135 e nem expediente nas APS. Mas o atendimento pela internet segue normalmente durante todo o recesso de fim de ano.

Extrato de pagamento

Os segurados da Previdência Social podem acessar, nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores, o extrato de pagamento de benefícios. O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 29 milhões de benefícios.

Já o extrato previdenciário que permite ao segurado verificar e conferir as informações sobre vínculos e remunerações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) está disponível apenas nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou seja, apenas os correntistas destes bancos podem consultar estas informações. Os demais segurados que recebem por meio de outras instituições financeiras podem ter acesso ao extrato previdenciário nas Agências de Previdência Social ou no Portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), basta clicar na "Agência Eletrônica: Segurado", no link "Extrato Previdenciário". Para consultar o extrato na internet, o segurado precisa ter em mãos o CADSenha.

A consulta ao extrato previdenciário permite ao segurado verificar e conferir as informações sobre vínculos e remunerações que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Desse modo, é possível acompanhar, mensalmente, se o empregador está recolhendo suas contribuições e, ainda, solicitar a correção ou inclusão de períodos que não constem do cadastro. O objetivo é garantir celeridade na prestação de informações aos aposentados e pensionistas.

Convênios

Desde 2009, correntistas do Banco do Brasil têm acesso ao extrato previdenciário. O Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa foi assinado em fevereiro deste ano.

Fonte: www.cruzeirodosul.inf.br|24.12.12


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