Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/05/2014

Casos de dengue aumentam 63% em uma semana em Sumaré (SP)

Subiu de 843 para 1.380 o número de casos confirmados de dengue no ano no município de Sumaré (a 121 km de São Paulo) na última semana., o que representa um aumento de 63%. A cidade já registra duas mortes decorrentes da doença em 2014.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, outros mil casos e uma terceira morte estão sob investigação.

A exemplo de municípios vizinhos, como Campinas e Americana, Sumaré também enfrenta uma epidemia de dengue neste ano. A prefeitura de Sumaré admitiu situação de emergência para a doença no final de abril. A pior epidemia da história da cidade foi registrada em 2007, quando 3.699 pessoas ficaram doentes.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde estima que a doença atinja 1% a 2% da população de algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Entre elas, Sumaré.

Entretanto, a expectativa das prefeituras da RMC, que acumula mais de 31 mil casos da doença, é que a epidemia comece a diminuir nos próximos 15 dias. A previsão é baseada nas mudanças climáticas e em medidas adotadas pelas prefeituras.

A última medida adotada pela prefeitura de Sumaré foi a contratação de uma empresa especializada para ampliar o combate ao mosquito transmissor da doença, tanto mecânica quanto quimicamente, por meio de nebulização.


Moradores são multados por negligenciar combate à dengue

Ao menos 15 moradores de Sumaré foram multados nos últimos dias por negligenciar o combate aos criadouros do mosquito.

A punição está sendo aplicada desde o início deste mês e varia entre 1,25 e 2 salários mínimos para os moradores que não atenderem a notificação de retirar entulhos e materiais recicláveis de locais inadequados com potencial para criadouros do mosquito.

As vistorias começaram na segunda quinzena de abril, durante o primeiro arrastão antidengue realizado pela administração em 52 bairros da região central. Desde então, a fiscalização vem abrangendo todas as áreas do município.
Campinas registra quase 22 mil casos da doença em 2014

Campinas também enfrenta a pior epidemia de dengue da história, com 21.967 casos e uma morte confirmada até o último dia 5 de maio.

Na ocasião, o secretário de Saúde do município, Cármino Antonio de Souza, disse que a redução no número de casos, que está prevista para os próximos dias, não deve desestimular a população no combate à doença. "

É importante que o combate à doença não pare, nem diminua, em nenhum momento", disse.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS proíbe 28 operadoras de vender 225 planos de saúde até março

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu 28 operadoras de comercializar 225 planos de saúde até março. A medida, que começa a valer a partir de segunda-feira, é uma punição pela demora na marcação de consultas, exames e cirurgias. 

Saúde Empresarial, por Redação

SUS poderá adotar prontuário eletrônico

O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá adotar prontuário eletrônico para registrar informações médicas, autorizar exames e liberar resultados, autorizar internação hospitalar, além de registrar receitas médicas e informações sobre o paciente.

Saúde Empresarial, por Redação

Começa a valer suspensão de vendas para 301 planos de saúde

A partir desta sexta-feira, 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras estão proibidos de ser comercializados em todo o País. A suspensão foi anunciada na última terça-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

O Brasil está se tornando o foco de oportunidades dentro da indústria da saúde. Essa é a opinião do Diretor de Healthcare na America Latina da Consultoria americana Frost & Sullivan, Eduardo Golisano.

Saúde Empresarial, por Redação

Instituto luta por inclusão de quimio oral no rol de procedimentos

Em 2021, mais de 80% dos tratamentos oncológicos no Brasil serão ministrados por meio da quimioterapia oral.

Deixe seu Comentário:

=