Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/01/2013

Cadastro Nacional de Especialistas identifica atuação médica

Conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o território nacional é o principal objetivo do Cadastro Nacional de Especialistas, que está sendo elaborado em ação conjunta do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A iniciativa conta com a parceria do Observatório de Relações Humanas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em reunião na ANS nesta quarta-feira (23/01/2013), o Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ressaltou que a iniciativa da criação do Cadastro Nacional é o ponto de partida para a formulação de uma política de formação de especialistas no país nos próximos dez a 15 anos. Para a elaboração deste banco de dados, serão utilizadas inicialmente informações do CNES, da Comissão Nacional de Residência Médica do CFM e da AMB.  

O representante do Ministério da Saúde destacou ainda a importância de construir com a ANS um caminho para entender como é desenvolvido o trabalho das especialidades que atuam na área de saúde suplementar. Para isso, é fundamental integrar já neste primeiro momento as informações do setor quanto à atuação médica contando para isso com os dados relevantes das operadoras de planos de saúde.

O Diretor-Presidente da ANS, André Longo, reiterou que para que o Cadastro Nacional de Especialistas cumpra o seu papel é fundamental a integração de esforços entre as instituições parceiras para que haja o compromisso com a atualização periódica dos dados, facilitando o acesso às informações pelos beneficiários de planos de saúde, gestores e sociedade em geral sobre a atuação dos profissionais do setor de saúde no país.  

Fonte: ans


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS: planos de saúde pagarão por remédio em casa contra câncer

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira a inclusão na lista de procedimentos obrigatórios custeados pelos planos de saúde de 36 novos medicamentos orais para o tratamento quimioterápico a pacientes com câncer.

Saúde Empresarial, por Redação

Ouvidorias de planos de saúde começam a funcionar em 6 meses

As operadoras de planos de saúde vão ter entre seis meses e um ano para implantar ouvidorias em suas estruturas. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) consta na Resolução Normativa nº 323, publicada na quinta-feira, dia 5.

Saúde Empresarial, por Redação

Genéricos crescem 22,1% e movimentam R$ 5,1 bilhões no semestre

As vendas de medicamentos genéricos cresceram 21,7%% em volume no primeiro semestre de 2012 no comparativo com o mesmo período de 2011. Foram comercializadas no período 321 milhões de unidades contra 264 milhões nos seis primeiros meses de 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS analisa suspensão de 40 operadoras de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde (ANS) analisa a suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde por não apresentarem as garantias de atendimento estabelecidas pela resolução normativa 259, que entrou em vigor em dezembro de 2011

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tratamento ajuda pessoas que sofrem com zumbido

O zumbido, aquele ruído persistente e incômodo nos ouvidos que pode arruinar a vida das pessoas, pode ser aliviado significativamente com uma nova combinação de tratamentos, segundo artigo publicado na edição desta sexta-feira (25) da revista médica The Lancet.

Deixe seu Comentário:

=