Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/04/2011

Brics discutem reforma do sistema monetário internacional

Líderes dos países do Brics - grupo que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e, a partir de hoje, a África do Sul - reúnem-se em Sanya, no Sul da China, para a terceira  cúpula do bloco, cujo tema principal é a reforma do sistema monetário internacional.

A presidenta Dilma Rousseff, o presidente russo, Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, tiveram encontros bilaterais com o presidente chinês, Hu Jintao, e participam da cúpula hoje.

Segundo o Ministério do Exterior chinês, o país quer fortalecer, durante a reunião, a coordenação e a cooperação mútua pela reforma do sistema monetário internacional, pelo controle da flutuação no preço das commodities, pelo combate às mudanças climáticas e pelo desenvolvimento sustentado.

Um documento, que será divulgado no fim da cúpula, vai resumir o consenso alcançado pelos cinco países em temas de interesse mútuo, segundo a agência de notícias Xinhua.

"Os líderes do Brics vão enviar um sinal de confiança, solidariedade e cooperação para a comunidade internacional", informou um representante do Ministério do Exterior em declaração reproduzida pela agência estatal chinesa.

Apesar das diferenças, como o perfil de suas economias, grau de desenvolvimento e os sistemas políticos, os cinco países têm uma série de interesses coincidentes como, por exemplo, o objetivo de transformar o G-20 (grupo que reúne as maiores economias mundiais) no principal mecanismo de gerenciamento da economia global. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 14.04.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja como regularizar a situação quando cair na malha fina do IR

Verificação pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Deixe seu Comentário:

=