Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/08/2011

Brasileiros já evitam comprar e investir em empresas que maltratam o meio-ambiente

SÃO PAULO - Durante o Fórum Delloite Brasil  2015, que discutiu a nova sociedade brasileira, um dos temas abordados foi o consumo consciente.
 
Com o aumento da renda e das concessões de crédito, o consumo cresceu no País e, segundo o presidente do instituto Akatu, Hélio Mattar, o consumidor está, sim, mais preocupado em consumir produtos sustentáveis. 
 
Mattar contou ainda que no mercado de capitais também já se percebe uma penalização nas ações de empresas que não cuidam do meio ambiente, o que mostra que não só o consumidor, mas também o investidor, está atento a essas questões. “Isso acontece porque o investidor também acredita que, não cuidando do meio ambiente, a empresa não cuida da sociedade. E eles não querem incentivar nem serem sócios desse tipo de negócio”.
 
Exemplos
O executivo cita como exemplo o boicote ocorrido aos produtos da Nike, há mais de 15 anos, quando se descobriu que a empresa explorava mão de obra infantil. 
 
Essa semana também chamou atenção o movimento liderado pelos usuários de redes sociais para que se deixasse de comprar produtos da Zara. O motivo foi a descoberta de que confecções que produzem as roupas vendidas nas lojas da rede no Brasil mantêm seus funcionários em regime de semi-escravidão. 
 
"Pode até ser uma preocupação egoísta, mas o consumidor já percebeu que o que acontece com a sociedade e com o mundo acontece com ele. Por isso ele se torna mais soldtário e evita comprar produtos de empresas que poluem, exploram mão de obra infantil ou maltratam animais", garante Mattar.
 
Pesquisas
Ainda de acordo com o presidente da Akatu, pesquisas mostram que atualmente mais de 70% dos consumidores brasileiros acreditam que a empresa não deve se limitar apenas a produzir seus produtos, mas também a atuar ativamente em favor do desenvolvimento social . 
 
“Além disso, 88% dos consumidores acham que as empresas devem ajudar a sociedade com educação, alimentação, qualificação além de produzirem sem estragar o meio ambiente. Sem contar que 28% já consomem pensando no impacto de sua compra no longo prazo, buscando produtos menos danosos não só para si, mas para toda a sociedade", finaliza.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 19.08.11

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