Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/10/2011

Bolsas europeias recuam com temor sobre dívida italiana

As Bolsas de Valores da Europa encerraram a segunda-feira em queda, com preocupações sobre a dívida da Itália e o pedido de falência da MF Global levando investidores a embolsar lucros. O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 1,82%, aos 999 pontos.

No mês, houve alta de 8,3%, a primeira elevação mensal desde abril e a maior desde julho de 2009.

A Bolsa italiana foi destaque, com perda de 3,8%, acompanhando a alta do rendimento do título de dez anos do país acima de 6% em meio à pressão para o governo conter os problemas de dívida.

"Os renovados temores sobre a dívida italiana são um sinal do nervosismo dos investidores. As medidas definidas durante a cúpula da semana passada, que falhou em reduzir os rendimentos italianos, precisam ter clareza e ser colocadas em prática rapidamente", disse Arnaud Poutier, co-diretor do IG Markets France.

O índice de ações dos bancos da zona do euro teve forte queda, impactado também pelo colapso da MF Global. O Deutsche Bank perdeu 8,2% e o Société Générale caiu 9,4%.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 2,77%, a 5.544 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 3,23%, para 6.141 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 caiu 3,16%, para 3.242 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em baixa de 3,82%, a 16.017 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou perda de 2,92%, para 8.954 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 teve desvalorização de 1,27%, para 5.870 pontos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br| 31.10.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial fecha agosto com superávit de US$ 3,227 bilhões

O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) divulgou nesta segunda-feira (3) a balança comercial brasileira, mostrando que o país teve superávit de US$ 705 milhões no período entre 27 e 31 de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

Câmara de Comércio Brasil-China critica governo brasileiro

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Charles Tang, criticou o governo brasileiro por, segundo ele, rejeitar investimentos chineses num momento em que o mundo está "à porta da recessão".

Notícias Gerais, por Redação

Lupa no Imposto mostrará tributo no preço dos produtos

O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) lança hoje uma ferramenta eletrônica que permite aos consumidores ter uma ideia de quanto pagam em tributos na hora de comprar produtos e serviços.

Notícias Gerais, por Redação

Ministério Público vai investigar médicos do HC de Botucatu (SP)

O Ministério Público Estadual de São Paulo vai instaurar inquérito civil para apurar acusações de que médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu (238 km de São Paulo) estariam descumprindo sua carga horária.

Deixe seu Comentário:

=