Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2012

BM&FBovespa vai sugerir ao governo mudanças em IR sobre ações

A BM&FBovespa vai apresentar ao governo ainda este ano um projeto que sugere mudanças na declaração e tributação nos ganhos de investidores com operações de curto prazo no mercado de ações, segundo o presidente da instituição.

"A ideia é criar algo mais racional, que permita o diferimento no longo prazo, um modelo mais simplificado", disse Edemir Pinto, presidente da Bolsa paulista, a jornalistas nesta quarta-feira, durante evento na Bovespa.

Atualmente, as operações de curto prazo na Bolsa, como as de compra e venda de ações no mesmo dia (daytrade), obrigam o investidor a declarar e recolher mensalmente o Imposto de Renda (IR) sobre eventuais ganhos apurados.

Possíveis prejuízos com operações semelhantes podem ser descontados do imposto a ser pago. Mas esse processo exige conhecimentos específicos sobre as regras de declaração e recolhimento que não são conhecidos de grande parte dos investidores pessoa física.

"Isso frequentemente leva a erros que podem levar a ações da Receita (Federal)", disse o presidente da Bolsa.

Segundo o executivo, o projeto prevê que a própria Bolsa faria o levantamento dos valores a serem declarados e pagos sobre ganhos dos investidores com essas operações, evitando que esses sejam alvos de multas pela Receita pelo eventual não pagamento de impostos.

De acordo com Edemir, o projeto não embute nenhuma sugestão de incentivo tributário para investimentos em ações. Atualmente, alíquota de IR sobre ganhos em renda variável é de 15%. Nas operações de daytrade, o percentual sobe para 20%.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de melhor desempenho do setor, emprego na indústria fica estável em junho

 Apesar do avanço da produção da indústria acima do esperado em junho, o emprego no setor não conseguiu aproveitar o impulso e ficou estável no mês na comparação com maio, informou nesta sexta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Santa Casa de Mauá investe R$ 2 milhões em reforma

A Santa Casa de Mauá, localizada em Mauá do ABC Paulista, acaba de completar 46 anos de funcionamento e graças a recursos próprios e emendas parlamentares, investiu cerca de R$ 2 milhões em reforma e modernização de suas instalações.

Deixe seu Comentário:

=