Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/05/2011

Bill Gates pede maior compromisso de países com vacinação

O multimilionário e filantropo Bill Gates, convidado de honra da Assembleia Mundial da Saúde, pediu nesta terça-feira aos países doadores que aumentem seus investimentos nos programas de imunização e, às empresas farmacêuticas, que garantam vacinas acessíveis aos países pobres.

O fundador da Microsoft fez do acesso às vacinas o foco de suas atividades filantrópicas e é o maior doador privado nesta área.

Em discurso feito para ministros da Saúde de mais de cem países, Gates pediu aos países mais ricos que invistam mais em vacinação, apesar das restrições orçamentárias que muitos deles possam ter sido obrigados a aplicar em suas economias.

Ao setor privado, pediu que produza vacinas a preços acessíveis e, como exemplo de que a ideia é viável, disse ter certeza de que o preço combinado das vacinas pentavalentes contra o pneumococo e o rotavírus poderia ser reduzido à metade até 2016.

Já para os governos em geral, Gates pediu que façam da vacinação o foco de seus sistemas de saúde, e ressaltou que trata-se da intervenção sanitária mais eficiente em termos de custos e resultados.

O empresário considerou que os países devem respeitar as metas de cobertura da vacinação, de 90% em nível nacional e de no mínimo 80% em nível regional.

Para Gates, a implantação de sistemas de imunização eficazes permitiria erradicar definitivamente a pólio, visto que foram registrados avanços de 99% na luta contra esta doença, que desapareceu de mais de uma centena de países.

No entanto, lembrou que "progredir não é a mesma coisa do que ter êxito", pois o vírus continua presente em alguns lugares e inclusive foram observados casos em países que consideravam que a doença estava erradicada.

Durante seu discurso na Assembleia Mundial da Saúde, o filantropo anunciou que a Fundação Gates, que copreside com sua esposa, Melinda, entregará a partir de 2012 um prêmio a uma organização ou indivíduo que realize uma contribuição inovadora ao sistema de vacinação, seja em termos científicos, de distribuição ou de coleta de fundos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 17.05.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Maca que deixa usuário de ponta-cabeça ajuda a aliviar dores nas costas

A maca de inversão ajuda a alongar a musculatura, reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea

Saúde Empresarial, por Redação

Alzheimer não é doença só do cérebro

Cientistas da USP (Universidade de São Paulo) identificaram três substâncias encontradas no sangue que podem ajudar a entender o processo de envelhecimento do cérebro.

Saúde Empresarial, por Redação

Ver TV mais de 2 horas por dia eleva risco de doenças cardíacas

Pessoas que gastam mais de duas horas por dia de seu tempo de lazer assistindo à televisão ou sentadas de frente para uma tela de TV ou computador têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas e correm mais riscos de morrer, alertou um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Deixe seu Comentário:

=