Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/09/2013

BC prevê inflação de 5,8% neste ano e reduz expectativa para alta do PIB

O Banco Central estima que a inflação fique em 5,8% neste ano e chegue a 5,7% no ano que vem. A previsão anterior era que o IPCA, a inflação oficial medida pelo IBGE, fosse de 6% em 2013 e de 5,4% em 2014.
 
O BC ainda reduziu sua estimativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano, segundo Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta segunda-feira. O crescimento estimado caiu de 2,7% para 2,5%.
 
Na ótica da oferta, o BC reduziu de 1,2% para 1,1% sua estimativa para o avanço da indústria, com expectativa de queda de 2,8% da indústria extrativa (contra queda de 3,1% no relatório anterior, de junho) e expansão de 1,9% da construção civil (contra 1,1% anteriormente) e de 1,5% para a indústria de transformação (alta de 2,3% no anterior).
 
O crescimento do setor de serviços também foi revisado para baixo, de 2,6% para 2,3%, enquanto o avanço do PIB do segmento agropecuário foi elevado de 8,4% para 10%, puxado pelo desempenho melhor que o esperado do setor no segundo trimestre do ano.
 
No âmbito da demanda, a autoridade monetária destaca o aumento de 6,1% para 6,5% para a expectativa de crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicativo dos investimentos.
 
FAMÍLIAS
 
O consumo das famílias, para o BC, deve crescer 1,9% em 2013, ante estimativa anterior de 2,6%, enquanto para o consumo do governo a projeção passou de 2,4% para 1,8%
 
Já o componente externo da demanda terá contribuição negativa de 1 ponto percentual para o PIB este ano, de acordo com o BC, resultado de uma alta de 1,7% das exportações (2,8% na estimativa do relatório anterior) e de avanço de 8,4% das importações (ante 7,6% na estimativa anterior).
 
O crescimento para o PIB acumulado no período de quatro trimestres encerrado em junho de 2014 é estimado em 2,5%, contra 1,9% no mesmo tipo de comparação, no segundo trimestre deste ano.
 
Fonte: Folha SP

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pessoas físicas adquirem 8,5% das ofertas de ações do primeiro semestre

Os investidores pessoa física foram responsáveis por adquirir 8,5% do total de ofertas públicas de ações (tanto IPOs quanto follow-ons) que aconteceram até junho deste ano, de acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais).

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre primeiro pregão de 2012 em alta

A bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta nesta segunda-feira, no primeiro pregão de 2012, em meio a um movimento fraco após o Ano Novo. Às 11h15 (de Brasília),

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa deve subir só no 2º semestre de 2012, dizem analistas

Em 2011, a crise financeira europeia e o fraco desempenho da economia dos EUA fez com que o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ficasse longe dos 80 mil pontos previstos por alguns analistas no final de 2010.

Deixe seu Comentário:

=