Publicado por Araujo em Notícias Gerais - 13/05/2014

Atendimento pela internet é o preferido pelo brasileiro

A praticidade da internet caiu no gosto dos consumidores brasileiros. Quando essa tecnologia se soma aos celulares de hoje, nem se fala. Para se ter ideia, o atendimento disponibilizado pelas instituições financeiras por meio de dispositivos móveis cresceu 80,9%, enquanto que o número de transações bancárias efetuadas por meio das dependências das instituições financeiras - agências e postos de atendimento - continua em queda, tendo reduzido 1,7% no ano.
 
Em 2013, entre os canais de atendimentos utilizados nas instituições financeiras prevaleceu o atendimento pela internet, que respondeu por 39,5% das operações realizadas - crescimento de 23,1% em relação ao ano anterior. A pesquisa foi realizada pelo BC (Banco Central).
 
Além do livre acesso às novas tecnologias e formas de atendimento, o consumidor dispensa, cada vez mais, o uso do cheque para pagamento das compras, dando preferência aos cartões. Sinal disso é que o faturamento dos mercados do plástico de crédito e de débito atingiu R$ 534 bilhões e R$ 293 bilhões em 2013, respectivamente, o que significa crescimento de 14,7% e 23,4% em relação ao ano anterior.
 
CHEQUE - De acordo com o professor de Economia da FIA (Fundação Instituto de Administração) Carlos Honorato, o cartão de crédito passou a ser a primeira opção pela praticidade. "Ele é mais fácil de ser utilizado e é bem seguro em relação a fraudes. Tem gente que fala que é perigoso para o orçamento, mas sabendo utilizá-lo bem ele é vantajoso. Ele tem que ser utilizado como meio de pagamento, substituindo a moeda, e não de financiamento de contas."
 
Por sua vez, desde 2012 as operações financeiras utilizando o cheque vêm em queda. De acordo com a pesquisa, houve retração de 9,3% em 2013, embora tenha havido aumento de 2,9% no valor total das transações.
 
"O cheque é muito utilizado em outros países, mas aqui há um problema da segurança. O próprio comércio já tomou tanto golpe, que a maioria nem aceita como meio de pagamento, O cartão de crédito substitui o cheque sem dificuldade", declarou Honorato.
 
Para o economista da FIA, em alguns anos o cheque vai desaparecer e o cartão de crédito vai cair cada vez mais no gosto dos brasileiros. "Até 2020, o cheque acabou. Agora mesmo ele só é utilizado em aplicações mais empresariais. Já, o cartão de crédito tem uma facilidade de gerenciamento de compras e é muito útil, o que faz com que cada vez mais pessoas queiram utilizá-lo."
 
Fonte: Diário do Grande ABC - Santo André/SP


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

DF: médicos cubanos desembarcam e falam em ajudar a melhorar saúde

Os médicos cubanos que desembarcaram na madrugada desta quarta-feira em Brasília afirmaram que o objetivo de sua vinda ao Brasil é humanitária, e que pretendem ajudar a melhorar a saúde da população.

Notícias Gerais, por Redação

Maioria das empresas pretende contratar em 2013

De cada dez empresas brasileiras, sete pretendem contratar mais funcionários em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros continuam investindo na poupança, mostra prévia do BC

A procura pela caderneta de poupança continua em alta. De acordo com dados do Banco Central, até o dia 12 deste mês, a captação líquida (diferença entre depósitos e saques) estava em R$ 4,409 bilhões, resultado de R$ 44,199 bilhões em depósitos e R$ 39,790 bilhões em retiradas.

Notícias Gerais, por Redação

Correios recorrem ao TST para acabar com a greve

Os Correios e os grevistas resolverão no TST (Tribunal Superior do Trabalho) os termos do fim da paralisação. Na manhã desta sexta-feira, os funcionários em greve realizaram assembléias em vários Estados do país e decidiram pela manutenção da greve.

Deixe seu Comentário:

=