Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/08/2012

Após reduzir previsão do PIB, Fazenda diz que dados estão em revisão

Minutos depois de divulgar a redução de 4,5% para 3% da estimativa oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, o Ministério da Fazenda voltou atrás e disse para desconsiderar essa estimativa. A projeção constava da página 35 da publicação Economia Brasileira em Perspectiva, mas a Secretaria de Política Econômica do ministério, responsável pelo documento, informou que os números estão em revisão.

Em nota oficial, o ministério informou apenas que a estimativa deve ser desconsiderada até as projeções definitivas serem divulgadas, mas não deu data para a revisão dos números. A elevação de 4,4% para 4,7% da previsão para a inflação oficial do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012 foi mantida.

Mesmo que a previsão de 3% de expansão do PIB fosse confirmada, as projeções do Ministério da Fazenda seriam mais otimistas que as do Banco Central (BC). No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho, a autoridade monetária estimou expansão do PIB em 2,5%. Com relação ao IPCA, a estimativa para 2012 também correspondia a 4,7%.

As projeções do mercado financeiro são ainda mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central, os analistas de mercado apostam em crescimento do PIB de apenas 1,81% e IPCA de 5,11% em 2012. As instituições estimam que a inflação fechará 2013 em 5,5%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, aos 53 mil pontos

Às 10h26 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 0,28%, aos 53.986 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

SP: com o feriado, rodízio municipal será suspenso na segunda-feira

O rodízio municipal será suspenso nos dias 30 de abril e 1º de maio, devido ao feriado do Dia do Trabalho.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar abre em leve alta ante real

O dólar operava quase estável nos primeiros negócios desta quinta-feira, após três dias de queda. Às 9h07 (de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a R$ 1,7675 para venda, em leve alta de 0,05%.

Notícias Gerais, por Redação

Substância encontrada em tubarão detém vírus da hepatite B

Vem da biodiversidade marinha uma nova e potente arma contra os vírus de doenças como a febre amarela e a hepatite.

Deixe seu Comentário:

=