Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 22/01/2025

38% das pessoas afastadas pelo INSS são por problemas relacionados a saúde mental

Os transtornos mentais são responsáveis por 38% de todas as licenças concedidas pelo INSS no país, segundo uma pesquisa do Panorama da Saúde Mental das Organizações Brasileiras de 2023. Estresse contínuo, pressão por resultados e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre as causas mais comuns desses afastamentos, criando um cenário preocupante para trabalhadores e empresas.

No ambiente corporativo, a responsabilidade das empresas vai além da gestão da produtividade. A promoção de um ambiente de trabalho saudável e o suporte à saúde mental são essenciais para garantir o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, o sucesso organizacional. Cada vez mais as organizações buscam alternativas para abordar o tema com seus colaboradores.

A farmacêutica Prati-Donaduzzi, com 5.200 colaboradores, tem ampliado suas práticas e políticas para não apenas promover um ambiente de trabalho acolhedor, mas também oferecer ferramentas que melhorem a qualidade de vida dos profissionais. Há três anos, foi criado o projeto Talk Time, que aborda questões relacionadas à orientação, suporte, apoio e escuta ativa dos colaboradores.

"Nós trabalhamos isso com os gestores, para que possam estar atentos ao seu time e reconhecer sinais de estresse, depressão, ansiedade e burnout. Também reforçamos a existência de uma rede de apoio disponível para ajudar nesses casos", explica a supervisora de responsabilidade social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon. "Indicamos locais onde os colaboradores podem buscar ajuda, explicamos os mecanismos disponíveis e oferecemos subsídios para que percebam a importância de ter um hobby ou canais para aliviar o estresse e a ansiedade, tão presentes no dia a dia", complementa.

Orientação, suporte e apoio

A indústria também promove palestras, conversas e workshops com seus colaboradores para desmistificar e esclarecer dúvidas sobre saúde mental. Além disso, realiza mentorias com equipes de gestão, com o objetivo de criar grupos operativos que ofereçam maior suporte relacionado à saúde mental.

"Também contamos com atendimento individualizado, no qual escutamos os colaboradores diretamente no setor de responsabilidade social. Se eles ou seus familiares enfrentarem questões que envolvem saúde mental, oferecemos suporte e orientação para buscar ajuda em organizações de apoio, inclusive no plano de saúde disponibilizado pela farmacêutica", enfatiza Maria Rita.

Fonte: Mundo RH


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Em três anos, saúde foi área técnica que gerou mais empregos

Quase 100 mil postos de trabalho foram criados para técnicos de nível médio entre 2009 e 2012, segundo o Ipea

Saúde Empresarial, por Redação

Como ser mais saudável em 2013

Emagrecer, se alimentar melhor, parar de fumar... Especialistas dão dicas para atingir esses e outros objetivos

Saúde Empresarial, por Redação

Exercício físico ajuda a diminuir pressão arterial, diz estudo

O exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de hipertensão em pessoas que têm um histórico familiar de incidência desta doença, publicou nesta segunda-feira a revista Hypertension, publicação da Associação Cardíaca dos Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

31 milhões de beneficiários de planos são cadastrados no Cartão SUS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu os números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) de 31 milhões de consumidores gerados pelo Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo de São Paulo terá direito a remédio com desconto

Catorze farmacêuticas devem cumprir a obrigação de vender medicamentos ao Estado de São Paulo com o desconto previsto por lei, de cerca de 25%.

Deixe seu Comentário:

=